BANCADA DIRECTA

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Para mim foi o melhor filme que vi em 2010. O "Lola" de Brillante-Mendoza.

O Provedor de Justiça diz que as policias não podem apreender a carta a um condutor de um veículo que esteja em falta à inspeção

O Senhor Provedor de Justiça diz que a as autoridades policiais não podem apreender a carta de condução a um condutor de um veículo que esteja em falta à inspecção periódica obrigatória

Do Diário de Noticias de hoje

Fiscalização

A GNR não pode apreender cartas de condução por falta de inspecção aos carros, alertou o Provedor de Justiça.

O Provedor de Justiça, Alfredo José de Sousa, alerta para a necessidade de formação dos militares da GNR no que diz respeito aos motivos legais para a apreensão de cartas de condução.

O Juiz Conselheiro analisou uma queixa que lhe foi dirigida, que descrevia um caso em que militares da GNR tinham apreendido indevidamente um título de condução a um condutor cujo veículo não tinha a inspecção periódica em dia, e concluiu que o procedimento estava incorrecto.
Em comunicado, Alfredo José de Sousa sublinha que, “por falta de inspecção periódica obrigatória não pode ser apreendida a carta de condução do condutor do veículo”. O Provedor entende por isso que, para evitar situações futuras semelhantes devem ser reforçadas instruções transmitidas aos agentes de fiscalização, designadamente os militares da GNR.
Este documento oficial lembra ainda que o regime aplicável à apreensão de documentos no acto de verificação de contra-ordenações prevê que “se a sanção respeitar ao condutor (como excesso de velocidade ou álcool no sangue) a apreensão incidirá no título de condução: se a sanção respeitar ao titular do documento de identificação do veículo (como a falta inspecção periódica obrigatória ou de seguro obrigatório), serão apreendidos o título de identificação do veículo e o título de registo de propriedade: se a sanção respeitar ao condutor e ele for, simultaneamente, titular do documento de identificação do veículo, serão apreendidos todos os documentos (titulo de condução, titulo de identificação do veiculo e titulo de registo de propriedade).

O porta-voz da GNR não esteve disponível para comentar este assunto.

Nota de Bancada Directa: Poderá a noticia provocar alguma confusão. Para ser mais compreensível deverá dizer-se que a apreensão referida pelo Provedor de Justiça foi integrada nesta vertente: o condutor em causa não era o proprietário do veiculo em falta á inspecção.

Ted Williams. Um sem-abrigo com voz radiofónica é sucesso na Internet

Jornal "Columbus Dispatch", de Ohio, descobriu a história de Ted Williams, um ex-locutor da rádio que acabou sem-abrigo e que tenta agora uma nova oportunidade. Vídeo está a fazer sucesso na Internet.

Ted Williams chegou a trabalhar na rádio. O álcool e as drogas arrastaram a sua vida para longe dessa que é uma das suas paixões.

Agora sem-abrigo luta por uma oportunidade levantando um cartaz numa estrada em Ohio. Foi aqui que o jornal "Columbus Dispatch " o encontrou e resolveu contar a sua história.

História chamou a atenção

O seu cartaz, um velho pedaço de cartão, diz: "Eu tenho um dom que Deus me deu. Sou um ex-locutor de rádio que falhou em tempos difíceis. Por favor! Qualquer ajuda será muito bem-vinda. Obrigada e Deus vos abençoe. Boas Festas".

Mas mais do que a sua mensagem diz a sua voz, que conquista a atenção de todos quantos o ouvem falar. O vídeo, no YouTube, já foi visto por mais de quatro milhões de pessoas e outros meios de comunicação, incluindo algumas rádios, têm mostrado interesse em Ted Williams e na sua história.
Em entrevista ao "The Early Show", do canal televisivo CBS, Williams aparece com uma aparência bem diferente, com o cabelo cortado e a barba feita. Agradece a mudança que aconteceu na sua vida, que diz ser tão boa como ter ganho a lotaria e deixa apenas o desejo de encontrar um emprego e ter uma casa sua.

Já recebeu várias propostas de emprego, algumas até de grandes cadeias de televisão dos Estados Unidos, mas não há ainda confirmação de que esteja empregado. No entanto, o "salto" está dado e este pode ser um final feliz na sua vida.




Capitulação. Será um final feliz? Aguardemos....

Estava a acompanhar com muito interesse o desenvolvimento do diferendo entre a Ensitel e a Maria João Nogueira do "Jonasnuts".

Como o assunto estava nas mãos da justiça, não era de bom agrado da minha parte tecer comentários, apesar de ter a minha opinião bem formada sobre quem tinha razão.

Com esta capitulação da Ensitel está o caso resolvido, sobre a questão da "liberdade e direito à expressão". O telemóvel é secundário. Digo isto porque já "amandei" uns cinco para o lixo por deficiencias de fabrico.

E a partir de agora vamos é ter os olhos bem abertos

“Cautelas e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém!

Para mim foi o melhor desenho sobre Lisboa em 2010


Lisboa. Largo da Graça. Freguesia da Graça
Pedindo desculpa por não ter fixado o nome do autor do trabalho

Aveiro. O Bispo de Aveiro muito preocupado com a pobreza e o desemprego em Oliveira do Bairro.

As preocupações de Dom Antonio Francisco dos Santos

Oliveira do Bairro:

Pobreza e desemprego preocupam Bispo de Aveiro

Perante os receios e dificuldades que se deparam, D.António Francisco dos Santos assume que a Igreja quer estar presente no “caminho que urge fazer”


O compromisso de uma Igreja que quer estar presente neste momento de “dificuldades e dos dramas que a pobreza, o desemprego, a insegurança e o medo perante o futuro nos trazem” foi assumido pelo Bispo de Aveiro, em conferência de imprensa em Oliveira do Bairro, para anunciar a visita pastoral ao Arciprestado local, que irá iniciar-se no próximo domingo, na Igreja Matriz de Oliveira do Bairro.

Clarificando que a Igreja “quer estar presente no caminho comum que urge fazer”, D.António Francisco dos Santos sublinhou que “queremos ser Igreja renovada na caridade, educadora da fé e fortalecida na oração, apresentando-se com humildade e simplicidade lugar de esperança para o mundo”.

O Bispo de Aveiro garantiu que a Igreja “deve fazer tudo o que estiver ao seu alcance para vencer o desalento de uns, o medo de outros e a pobreza de muitos”, frisando que a esta visita pastoral se assume “como um momento pastoralmente marcante de um encontro com as pessoas e de percurso das comunidades de Oliveira do Bairro”.

Agradecimento ao nosso amigo António Jorge Pires do Diário de Aveiro

O diabo parece que assentou arraiais em Lisboa. Triste muito triste!

Apresentamos uma série de imagens que reflectem bem o estado degradante de muitos edificios desta "Lisboa que eu amo"

Agradecimento ao nosso amigo Gastão Brito e Silva

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Fragmentos e Opiniões- O caso BPN está a aquecer- Antonio Raposo disserta sobre o imbróglio financeiro e chama-lhe “activos tóxicos”.

Fragmentos e Opiniões

O caso BPN está a aquecer

Antonio Raposo disserta sobre o imbróglio financeiro e chama-lhe “activos tóxicos”.


Pelos vistos agora vão-se retirar os activos tóxicos do BPN. Espero que não os ponham numa lixeira a céu aberto. Vai lá a ASAE e pode multá-los!

Ou me engano muito ou vão-nos atirar com mais areia para os olhos.

Vejamos se eu consigo seguir minimamente o que se passou naquele banco que a certa altura do campeonato começou a demonstrar alguma falta de ar nos cofres (leia-se dinheiro).

Alguém que dirigia o banco com a mestria dos grandes crânios financeiros e que era um perito em transformar pão em rosas, acolitado por um conjunto de rapazes que entretanto se esconderam algures, de tal forma que só o Oliveira é que foi “dentro”.
Disseram que foi feita uma enorme trafulhice naquele banco mas como o caso ainda não foi julgado e (duvido que o venha a ser em vida dos intervenientes) pois a Justiça no nosso país (aqui escrevo país com p pequeno que é o que ele merece!) anda quando anda e aos políticos não chega o seu braço raquítico, concluo que afinal a coisa não deve ser assim tão grave.

Sei que o trafulha que fez a trafulhice nos Estados Unidos – um tal Madoff – já vai com dois anos de prisão e apanhou mais uma mão cheia deles. Ainda ele sai da prisão - já só lhe falta cumprir mais 148 - e o caso do BPN talvez tenha chegado ao tribunal de 2ª instância….

Acontece que o caso BPN toca em gente que está por aí a mandar no burgo. O inteligente do Banco de Portugal que andava com problemas na vista e nunca viu nada de mau no que o banco ia fazendo e no que os que o inspeccionavam iam reportando, esse tal senhor Victor acabou sentado num cadeirão onde agora pode adormecer à vontade pois está bem pago para isso. Não tarde que não esteja por aí com uma bela reforma! Ele que a aproveite pois a maioria dos portugueses não poderá dizer nem obter o mesmo, provável que fiquem com a reforma mais curtinha… por causa das toxinas dos produtos tóxicos.

Não sei se já perceberam o que se passou VERDADEIRAMENTE com o BPN. Se não perceberam então não vale a pena estar aqui a gastar o meu latim. Pois é: a culpa foi do POVO que não produziu o que consumiu e que agora vai pagá-las todas juntas. A banca não as paga. As grandes fortunas tampouco. Quem paga é o ZÉ.
Que além de as pagar todas ainda vai a correr votar neles. Então não acham que o Zé tem o que merece?

POIS É! A culpa é do ZÉ.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Avalanche de saltos para a piscina. Impressionante

A corrupção em Portugal. Marinho Pinto que amanhã toma posse para o segundo mandato como bastonário da OA fala sobre a corrupção.

Marinho Pinto afirma: Não há partidos interessados em combater a corrupção

Bastonário da Ordem dos Advogados considera que o financiamento dos partidos é "uma das principais causas da corrupção".

Marinho Pinto toma posse amanhã para um segundo mandato como bastonário da Ordem dos Advogados

O bastonário da Ordem dos Advogados considera que "não há nenhum partido político verdadeiramente interessado no combate à corrupção" e alerta que o financiamento dos partidos é "uma das principais causas da corrupção" em Portugal.

"Os partidos gastam muito acima da capacidade contributiva dos seus militantes e apoiantes e hoje, seja nas câmaras [municipais], seja no poder central, o financiamento dos partidos é uma das causas graves da violação dos deveres funcionais e da própria corrupção",

Antonio Marinho Pinto, que na quarta-feira toma posse para um segundo mandato no cargo, considerou que ocorrem "casos verdadeiramente escandalosos" na sociedade portuguesa, mas que os "partidos encobrem" ou de falam às vezes, mas "devagarinho" e "ao de leve".

O video seguinte já tem algum tempo, mas as considerações do Dr. Marinho são muito actuais.



O senhor do "Adeus" continua entre nós. É uma boa iniciativa para recordar esta pessoa.


Lisboa. Avenida Fontes Pereira de Melo
Dezembro de 2010

Mas que mau feitio esta mulher tem. Se é assim no desporto, o que não será na intimidade?

Os nossos amigos leitores perceberam a mensagem contida no titulo. A dita deve traçar o parceiro e de que maneira...

Agradecimento ao meu carissimo Dr. Antonio Ramalho.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

O saber não ocupa lugar. Temas de Medicina. Falemos novamente da diabetes e desta quadra de doces. Parte 1.

O saber não ocupa lugar.


Temas de Medicina.

Doce sabor = Amargo de boca

Reflexões sobe a diabetes tipo 1 e 2

O destaque

A diabetes é uma doença preocupante com todas as letras. O stress, uma alimentação desregrada, o sedentarismo – tudo se conjuga para aumentar o risco de sofrermos de diabetes. Um problema grave que atravessa a sociedade contemporânea. Que não escolhe idades. E que afecta já perto de um milhão de portugueses.
O desenvolvimento
Quando mel rima com fel

A glucose é a principal fonte de energia do nosso organismo. Quando não a utilizamos como deve ser, eis que nos bate à porta a Diabetes mellitus. A tal doença com nome de mel, mas que deixa sérios amargos de boca.

Em torno da diabetes, gravita uma ideia errada mas que tem a sua razão de ser: a de que a doença se desenvolve nas pessoas que ingerem açúcar em excesso. Não será exactamente assim, porque o que está em causa é a (in)capacidade do organismo em utilizar os açucares que ingerimos, sob as mais diversas formas e das mais diversas origens.

Devido a essa incapacidade, os níveis de açúcar (glucose) no sangue disparam para valores prejudiciais, originando um quadro de hiperglicemia. Como é que tudo isto se passa? Os alimentos que ingerimos transformam-se em glucose no aparelho digestivo, por acção da digestão. Uma vez na sua nova forma, hidratos de carbono e açucares são absorvidos, entram na circulação sanguínea, ficando disponíveis para serem utilizados pelas células. Mas para que a glucose cumpra o seu papel, funcionando como carburante, é necessário a intervenção da insulina, uma hormona produzida no pâncreas.

A insulina é fundamental para a vida, pelo que a sua ausência ou insuficiência produz alterações muito importantes no organismo, perturbando, nomeadamente, o aproveitamento dos nutrientes que nos fornecem energia.

A hiperglicemia que existe na diabetes deve-se em alguns casos à insuficiente produção, noutros à insuficiente acção da insulina e, frequentemente, à combinação destes dois factores.

Mas de forma simples podem equacionar-se dois cenários: ou o pâncreas não produz insulina ou produz em quantidade insuficiente, estando-se perante a diabetes do tipo 1 ou do tipo 2, respectivamente.

A diabetes do tipo 1 caracteriza-se pela ausência de insulina devido a uma destruição massiva das células do pâncreas responsáveis pela sua produção. Não se sabe ainda porquê, mas é o sistema imunitário que se ataca a si próprio. Assim acontece em cerca de 10% dos diabéticos, na maioria crianças e jovens. Já na diabetes tipo 2, mais comum, o pâncreas é capaz de produzir insulina, mas hábitos de vida pouco saudáveis tornam o organismo resistente à insulina, obrigando o pâncreas a um maior esforço para a produzir, até que ela se torna insuficiente. Surge, então, a diabetes.

Estes doentes são, na sua esmagadora maioria, adultos que se alimentam mal, consumindo calorias e açúcares em demasia, que praticam pouca ou nenhuma actividade física e que vivem em stress, São, quase sempre, pessoas com excesso de peso ou mesmo obesas. Têm, com frequência, a tensão arterial elevada e colesterol ou triglicéridos a mais no sangue. Os casos de diabetes tipo 2 também, têm vindo a aumentar nas crianças.

Se fosse só diabetes…..

A diabetes é uma doença crónica, o que significa que é para toda a vida. É, no entanto, possível controlá-la, o que se faz mantendo uma vigilância rigorosa sobre os factores de risco. No caso da diabetes tipo 1, há que administrar insulina, dado que o pâncreas deixou de a fabricar. Em ambos os tipos, é fundamental o controlo diário, ou até mais do que uma vez ao dia, dos níveis de glicemia. E, para os manter estáveis, importa actuar sobre os estilos de vida, com a prática de uma alimentação mais regrada e o exercício físico.
A diabetes é uma doença para ser levada muito a sério, porque a ela andam associadas muitas outras patologias: basta dizer que 40% dos diabéticos têm complicações tardias, as quais evoluem silenciosamente, só sendo detectadas quando já se instalaram e já fizeram danos no organismo.

Estas sequelas decorrem normalmente de lesões nos vasos sanguíneos, os minúsculos canais que conduzem o oxigénio e os nutrientes às diversas partes do corpo, tendo como veiculo o sangue. Se as aliterações se dão a nível dos grandes vasos, as repercussões podem atingir o cérebro, o coração e os pés. Quando ocorrem nos pequenos vasos, os olhos, os rins e os nervos periféricos são os principais prejudicados.

Vejamos algumas das consequências: a aterosclerose é uma delas – lentamente, nos médios e grandes vasos vão-se acumulando gorduras que conduzem ao seu estreitamento; estes depósitos crescem e formam placas que dificultam a passagem do sangue, comprometendo a alimentação dos tecidos. O coração entra em sofrimento, o que pode desencadear uma angina de peito ou, nos casos mais graves, um enfarte de miocárdio.

Continua na próxima semana

domingo, 2 de janeiro de 2011

A paisagem protegida de Sintra é um espectáculo.

As maravilhas de Sintra

Segundo reza a história o Palácio da Pena que se vê lá bem no alto da Serra de Sintra já lá está desde 1852

Em Cabriz o lixo para reciclar já está nesta situação desde o Natal. Parece-me correcto pois embeleza a paisagem.

Parece-me que na noite de Fim-de-Ano as pessoas diziam que o Baptista Alves era o maior. Do Seara nada disseram. Não vale a pena!


Nota anexa de Bancada Directa


O Palácio Nacional da Pena, também conhecido simplesmente por Palácio da Pena ou por Castelo da Pena, localizado na histórica vila de Sintra, representa uma das melhores expressões do Romantismo arquitectónico do século XIX no mundo. Em 7 de Julho de 2007 foi eleito como uma das sete maravilhas de Portugal, sendo aliás o primeiro palácio romântico da Europa, construído cerca de 30 anos antes do carismático Castelo de Neuschwanstein, na Baviera.

Dizemos nós que se o Palacio da Pena é uma das sete maravilhas de Portugal, o lixo acumulado à porta destas pessoas é a primeira maravilha de Sintra. Merecia estar à porta de certos autarcas.

Francamente!....

A minha melhor imagem de desporto em 2010. Pelo que de dedicação revela à sua modalidade a jovem patinadora


A mensagem da jovem patinadora Margarida Garcia

.......És uma inspiração para mim. Tenho treinos 3 vezes por semana, e por cada treino faço 170 kms de percurso (ida uma hora: volta mais uma hora; duração do treino uma hora e meia = três horas e meia).

Faço um grande esforço, mais a minha família, mas mesmo assim luto/treino com afinco. Olho para ti e acredito que com muito trabalho poderei ir mais longe. OBRIGADA!!!.....

Claro que a jovem patinadora é a Margarida Garcia do PC Tavira e que reside em Alcoutim, Martim Longo. O campeão é Hugo Chapouto.

Com os parabens aos dois do blogue Bancada Directa

Presidenciais 2011. Mostrar a pobreza que nos envergonha.

Um tema que pode ser debatido nas Presidenciais 2011

Mostrar a pobreza que nos envergonha

Exposição "Sem-abrigo"

Lisboa. Restauradores. Dezembro 2010


As fotos são do Rafael Santos

Fragmentos e Opiniões. Os silêncios e as palavras de Cavaco

Presidenciais 2011
Fragmentos e Opiniões.

Os silêncios e as palavras de Cavaco

Quando os seus amigos rebentavam com o BPN Cavaco esteve calado.
Quando Dias Loureiro mentiu ao Parlamento defendeu-o.
Agora fala para atacar quem recebeu o presente envenenado.
Ainda o debate entre Cavaco Silva e Manuel Alegre. Uns dos poucos momentos que deram que falar foram as críticas do Presidente à Caixa Geral de depósitos na gestão que está a fazer do BPN. A comparação que fez com a situação inglesa, quando se está, em Portugal, a falar de um caso de polícia, deixa claro para todos que o suposto rigor técnico de Cavaco não tem correspondência com a realidade. Já tínhamos observado isso mesmo quando, com o maior dos descaramentos, explicava, no tom professoral do costume, que o negócio da ponte Vasco da Gama não era uma Parceria Público-Privado.

Quando os seus amigos andavam a brincar com o fogo no BPN, Cavaco Silva ficou calado. Quando o caso rebentou, ficou em silêncio. Quando o seu ex-ministro Dias Loureiro mentiu ao Parlamento veio em sua defesa para o tentar segurar no Conselho de Estado. Quando o BPN foi nacionalizado, deixando de fora a SLN, concordou e calou-se.
Quando resolve falar Cavaco Silva? Agora. Para criticar quem afundou o BPN num buraco de pelo menos cinco mil milhões de euros? Não. Para assumir que Dias Loureiro e Oliveira e Costa tiveram um comportamento vergonhoso? Não. O Presidente abre a boca pela primeira vez sobre o caso BPN para atacar quem, mal ou bem, recebeu o presente envenenado.

Cavaco Silva não consegue disfarçar a sua dificuldade em falar sobre este caso de mãos livres. O descaramento desta acusação - que demonstra também a sua irresponsabilidade institucional - prova que não é, nesta matéria, um homem livre. Um dia saberemos porquê.

sábado, 1 de janeiro de 2011

FELIZ ANO 2011 A TODOS MEUS AMIGOS E VISITANTES

Bancada Directa 2011


Um especial Ano Novo 2011 a todos os meus Amigos e Familiares, para que possam usufruir do ano que vem melhor que os anteriores e se possivel com os melhores Sucessos Pessoais e Profissionais, Amor, Paz e especialmente Saude.

PS* Uma palavra especial para o meu Amigo Adriano que tem sido neste espaço, sempre dedicado e atencioso para todos, e os meus desejos são que possa ser Feliz na sua vida, junto dos que mais gosta e sendo essencialmente o que é hoje, uma pessoa maravilhosa, com muitos anos de vida.

Bem Hajam a todos e divirtam-se.

Pedro Sousa

Esta é a ditosa pátria minha amada.





A Marinha de Guerra Portuguesa e os seus feitos como simbolo do nosso patriotismo

Do poeta

As armas e os barões assinalados,
Que da ocidental praia Lusitana,
Por mares nunca de antes navegados,
Passaram ainda além da Taprobana,
Em perigos e guerras esforçados,
Mais do que prometia a força humana,
E entre gente remota edificaram
Novo Reino, que tanto sublimaram;

E também as memórias gloriosas
Daqueles Reis, que foram dilatando
A Fé, o Império, e as terras viciosas
De África e de Ásia andaram devastando;
E aqueles, que por obras valerosas
Se vão da lei da morte libertando;
Cantando espalharei por toda parte,
Se a tanto me ajudar o engenho e arte.

Obrigado Pela Sua Visita !