BANCADA DIRECTA: In memoriam das vitimas de um acto cobarde em Nice

sábado, 16 de julho de 2016

In memoriam das vitimas de um acto cobarde em Nice

Nice - Promenade des Anglais (ao entardecer) 

Nice foi a terra natal de Giuseppe Garibaldi. Um revolucionário que combateu pela França contra a Prússia, no Brasil e Uruguai em prol da República e pela libertação colonial e, destacadamente, foi um dos grandes obreiros da reunificação italiana (il Risorgimento) contra as potências imperiais (Áustria). 

 Foi um grande lutador pelos ideais humanitários, internacionalistas e republicanos na Europa e na América do Sul. Foi por isso denominado ‘herói dos dois mundos’. O bárbaro atentado de ontem em Nice esbarra com a histórica memória de um libertador e bom revolucionário. 

 Escabroso é constatar que os inflexíveis fiéis de um qualquer califado supostamente a edificar no Médio Oriente ousaram manchar esta linda cidade dos Alpes Marítimos (Côte d'Azur), com uma ‘carga mobile’ numa 'promenade assassina' em dia de Festa Nacional (Tomada da Bastilha). Garibaldi, porquê? 
Orla maritima de Nice com Le Promenade des Anglais em grande plano

De facto, os 'jihadistas' de hoje quando colocados lado a lado com os grandes lutadores de causas - infelizmente - ainda conseguem fazer uso de meios e estratagemas mortíferos mas, pura e simplesmente, como ‘combatentes’ a que aspiravam a ser, são de uma abjecta inexistência (ou uma intolerável excrescência). 

A história dos povos, dos lugares e das ideias um dia revelará este trágico engano. Após quantas vidas ceifadas?

Sem comentários:

Obrigado Pela Sua Visita !