BANCADA DIRECTA: Dom Nuno Alvares Pereira: Santo Condestavel. Nestes tempos modernos seria um heroi em crise. Tudo porque a "tática do quadrado" tem um valor relativo no futebol moderno

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Dom Nuno Alvares Pereira: Santo Condestavel. Nestes tempos modernos seria um heroi em crise. Tudo porque a "tática do quadrado" tem um valor relativo no futebol moderno


Dom Nuno Alvares Pereira derrotou de forma impiedosa os atrevidos "españoles", que confiados na superiodade numérica dos seus gerreiros não discerniram que a tática do quadrado permitia aos portugueses infiltrarem-se lateralmente no interior dos seus exércitos e levaram-nos à bancarrota, tal e qual como exemplos premonitórios do que aconteceu ao BPN, ao BES e agora ao Banifas.

No entanto este Condestavel, tão elogiado pelos historiadores que se debruçam sobre os feitos dos antepassados lusos, não teria qualquer sucesso estrategico se quisesse vencer no futebol moderno.

Sabe-se que o quadrado de uma equipa futebol é composto pela colocaçlão de quatro elementos no meio campo com a função de fazerem a transição da defesa para o ataque, a recuperação de bolas aos adversários e lançamentos para os atacantes desenvolverem lances ofensivos.

Mas a cereja em cima do bolo nos lances de ataque começa por confiar aos alas definirem o jogo pelo lado exterior a apanhar os seus atacantes em posições de materializarem as jogadas em golos. Diz-se até que sem alas de qualidade esta qualidade não existe nessas equipas.
Eliseu e André Almeida estou a falar convosco. Contamos convosco.

Eu agradeço para dormir melhor

Sem comentários:

Obrigado Pela Sua Visita !