BANCADA DIRECTA: A vitória do NÃO do povo grego deu mostras ao mundo que mais vale ter orgulho e dignidade do que se deixar atemorizar pela chantagem.

segunda-feira, 6 de julho de 2015

A vitória do NÃO do povo grego deu mostras ao mundo que mais vale ter orgulho e dignidade do que se deixar atemorizar pela chantagem.





Grecia. Um país consciente da sua dignidade

Silêncio, que se vai fazer História

Com a vitória do Sim, as negociações teriam terminado. Ficasse ou partisse, Tsipras teria lançado a toalha ao chão. Com a vitória do Não, as negociações continuam. E estão exactamente no mesmo ponto em que estavam no início.

Tudo o que aconteceu entretanto, incluindo as bocas de caserna pelo meio e o agitar de braços, não passou do trânsito dos jogadores ao longo de uma circunferência. Depois do referendo, mantêm a mesma distância entre si – e estão ambos à mesma distância do centro, o raio do acordo. O acordo vai acontecer nesta semana.

Um de dois. Ou se acorda que esta Europa não quer esta Grécia, dando origem a uma nova situação política. Ou se acorda que esta Europa quer esta Grécia, o que implica criar uma nova situação política.

 Assim, estamos tal qual como há seis meses. Aliás, estamos melhor, pois a solução está quase pronta.

E vai consistir, seja ela qual for, num novo capítulo da História mundial.

Domingo, 5 de Julho de 2015, o dia em que os gregos mostraram a todos os povos europeus que é dizendo NÃO à chantagem dos opressores que se diz SIM à esperança dos oprimidos. 

Contra tudo e contra todos, apesar da campanha de terror com que foram bombardeados toda a semana, mais de 61% dos gregos que votaram no referendo de hoje quiseram dar-nos uma lição de coragem e de dignidade e fizeram-no: “Digam aos portugueses que na Grécia lutamos também por vocês”

A partir de agora o medo do amanhã vai continuar presente mas estará bem mais repartido. Boa noite, senhora Merkel. Boa noite, senhor Hollande. Boa noite, tecnocratas. Boa noite rafeirada pequena. Boa noite, senhores jornalistas/inventores de sondagens/comentadores às ordens do terrorismo financeiro. 

Vocês sabem que a partir de agora nada será como foi até aqui. É a vossa vez de terem medo também.

Sem comentários:

Obrigado Pela Sua Visita !