BANCADA DIRECTA: Hoje Domingo. Vai haver Festival de Folclore no Teatro Diogo Bernardes em Ponte de Lima. Vai actuar o Grupo Folclórico da União Desportiva e Cultural da Gemieira. Actuação que vai agradar a todos.

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Hoje Domingo. Vai haver Festival de Folclore no Teatro Diogo Bernardes em Ponte de Lima. Vai actuar o Grupo Folclórico da União Desportiva e Cultural da Gemieira. Actuação que vai agradar a todos.




Historial do Grupo Folclórico da União Desportiva e Cultural da  Gemieira

Gemieira  é uma Freguesia situada na margem esquerda do Rio Lima, 5 km a montante da bonita Vila de Ponte de Lima, sua sede concelhia. 


Para além da Igreja quinhentista com azulejos de rara beleza, esta Freguesia é também possuidora de diversas casas solarengas, uma das quais ao serviço do Turismo de Habitação. 


A beleza paisagística da Ribeira Lima em que Gemieira está inserida é reforçada pelos típicos Moinhos em pedra, que se encontram ao longo do Ribeiro de águas cristalinas que atravessa esta freguesia e desagua nas encantadoras águas do Rio Lima, sendo esta beleza completa por vários locais de lazer junto à margem do Rio Lima, dos quais se destacam o Carvalhal e o Giestal. 




Em tempos realizaram-se na Gemieira diversos cortejos de oferendas em beneficio da Igreja, um dos quais em 1984. Neste cortejo, umas das zonas participantes fez-se representar culturalmente pelo Folclore, partindo daí a ideia da criação de um Grupo Folclórico, vindo este a integrar-se na União Desportiva e Cultural de Gemieira, aquando da sua fundação em 16 de Janeiro de 1985. 

Enfrentando diversas carências e dificuldades, este Grupo apresenta hoje um vasto património cultural representando assim a sua região através dos instrumentos, danças e cantares, destacando-se três vídeos: Trabalhos Agrícolas – Trabalho dividido em quatro temas (sementeira da batata; cegada da erva; roçada do tojo e ripada da azeitona); O Milho - Desde o deitar do estrume à terra até ao cozer do pão; O Vinho - Desde a plantação da videira até obter o precioso líquido. 



Este último foi o vencedor do 1° Prémio do Festival de Vídeo de Viana em 1997. O Grupo Folclórico da União Desportiva e Cultural de Gemieira, gravou ainda outro trabalho designado, “Cantigas da minha terra”, no qual mostra as paisagens da Freguesia e todas as danças e cantigas do Grupo. 

Este grupo tem-se deslocado de Norte a Sul de Portugal, passando também por Espanha, Andorra e França, sendo ainda convidado para diversas exibições na Televisão Portuguesa.

Sem comentários:

Obrigado Pela Sua Visita !