BANCADA DIRECTA: Temas de Medicina no Bancada Directa. É apenas uma questão de dormir bem ou mal. E nós perguntamos aos nossos leitores se têm o seu sono em dia? Então vamos lá falar para que durma bem……

sábado, 3 de janeiro de 2015

Temas de Medicina no Bancada Directa. É apenas uma questão de dormir bem ou mal. E nós perguntamos aos nossos leitores se têm o seu sono em dia? Então vamos lá falar para que durma bem……

Temas de Medicina no Bancada Directa

É apenas uma questão de dormir bem ou mal. 
E nós perguntamos aos nossos leitores se têm o seu sono em dia? 
Então vamos lá falar para que durma bem…… 

Uma boa noite de sono é imprescindível para que se sinta revigorado e possa aproveitar da melhor forma o dia seguinte. No entanto, são mais as vezes que descuramos o sono do que aquelas que cuidamos dele. O sono é uma nexcessidade que nasce já educada. O organismo está preparado para dormir quando tem sono e acordar naturalmente quando o corpo já repousou. 
O sono permite repousar e rejuvesnecer o corpo e o cerebro, repondo energias para o dia seguinte. No entanto,o stress diário e os maus hábitos que criamos vão-nos empurrando para um caminho que acaba por deseducar o nosso sono. O ideal é dormir sete a oito horas por noite, contudo a necessidade de sono varia de pessoa para pessoa. 

Em alguns adultos, quatro a cinco horas de sono são suficientes e é habitual que com o avançar da idade haja tendencia para se dormir cada vez menos Portque é que as pessoas não dormem? Existem vários factores que influenciam a má qualidade do sono, principalmente nos adultos. Entre eles podemos destacar três: 
1- Maus hábitos. Este factor aplica-se tanto às crianças como aos adultos ou aos idosos. Deitar tarde, fazer refeições pesadas pouco tempo antes de se deitar, usar o computador ou usar o telemovel antes de se deitar ou mesmo ver televisão na cama são comportamentos que contribuem para despertar e que desregulam o sono. A verdade é que, a longo prazo, os maus hábitos de sono têm implicações na saúde e no bem-estar. Criar rotinas no sono e respeitar o ritmo biológico são duas premissas fundamentais para criar bons hábitos de sono. 

 2- Ansiedade e stress Actualmente as pessoas têm uma vida bastante agitada, com muitas preocupações e stress que podem provocar problenas de sono. Tente reduzir estas preocupações, mas se não for possível, adopte técnicas para relaxar e esquecer os problemas na hora de dormir. A práctica de exercicio fisico pode ser uma boa ajuda para descontrair e “chamar” o sono 

3- A práctica de exercicio fisico ajuda a ter um sono mais regular Jantar tarde e comer muito são hábitos bastanters comuns na ssiociedade portuguesa. No entanto, para quem não sabe, estes hábitos podem perurbar o sono Comer muito à noite e ir para a cama sem fazer a digestão dificulta o sono, fazendo também com que se demore mais tempo a adormecer 

Contribuições 
Patologias associadas ao sono 

Insónia 
Traduz-se na dificuldade em adormecer ou manter o sono. A longo prazo a insónia tem consequencias graves na nossa saúde e bem-estar, associadas à privação de descanso, sendo a patologia que abrange um maior numero de pessoas. 

Apneia do sono 
Nesta patologia verifica-se uma obstrução das vias respiratórias durante o sono que inibe a passagem do ar e perturba significativamente o descanso. O tipo de tratamnento para esta doença passa por terapeutica ou cirurgia, dependendo dos casos. 

Sindrome das pernas inquietas 
É uma doença neurológica pouco conhecida e ainda com graves falhas de diagnóstico. Consiste na movimentação constante das pernas quando se está deitado, o que perturba gravemente o sono. Manifesta-se em grávidas e pessoas com mais de 50 anos 

Tipos de tratamento para a insónia 

Tratamentto de 1ª linha 
Em casos de patologias menos graves, é possível aplicar o chamado tratamento de primeira linha, ou seja, um tratamento cognitivo comportamental. São fornecidas ao doente regras que ajudam quer a alterar a forma como lida com o sono, quer a resolver alguns problemas que estejam a perturbar o sono. 

Tratamento farrmacológico 
Pode-se também adoptar uma abordagem farnacológica. A principal desvantagem apontada à nedicação utilizada é a habituação. No entanto estão a ser lançados no mercado farmaceutico novos fármacos que resolvem a questão da habituação e que são indicados principalmente no tratamento da insónia. 

Eduque o dia a dia e passe a dorrmir bem 
Muitas vezes está nas nossaas mãos melhorar a nossa qualidade de vida e bem-estar. Será possível?. Poderá sê-lo, se contribuirmos para isso todos os dias. Se dorme mal e reconhece que os seus hábitos não são os melhores, faça um esforço para os resolver. Vai ver que vai conseguir 

Conselhos 
a)- O ideal é dormir sete a oito horas, no entanto a necessidade de sono varia de pessoa para pessoa. 
b)- Respeite o ritmo biológico 
c)- Pratique exercicio fisico até ao final da tarde, mas nunca perto da hora de dormir 
d)- Faça uma alimentação equilibrada e diversificada 
e)- Encontre estratégias para gerir o stress 
 Dormir o que pode causar 
1- Disfunção sexual 
2- Visão distorcida 
3- Aumento de peso 
4- Insónias 
5- Infecções 
6- Dores de cabeça 
7- Irritabilidade 
8- Dificuldades na concentração 
9- Problemas gastro intestinais

Fonte: um trabalho da Drª Clara Henrique ( Revista PH – Novembro/Dezembro 2014)

Sem comentários:

Obrigado Pela Sua Visita !