BANCADA DIRECTA: Tempos de Natal. Tempos de chuva,ventos e frios. E há uma tendencia para uns certos abusos alimentares e que temos de ter cuidado!......São os perniciosos excessos alimentares

sábado, 20 de dezembro de 2014

Tempos de Natal. Tempos de chuva,ventos e frios. E há uma tendencia para uns certos abusos alimentares e que temos de ter cuidado!......São os perniciosos excessos alimentares

Tempos de Natal.
Tempos de chuva,ventos e frios.
E há uma tendencia para uns certos abusos alimentares e que temos de ter cuidado!......

São os perniciosos excessos alimentares

Escreve a Drª Magda Roma


Consumimos mais calorias do que aquelas que gastamos. Apesar de, na maioria dos casos e das vezes, termos essa consciencia, nem sempre conseguimos colocar o travão no prazer de um prato.

E é com a ingestão de alimentos em quantidades em quantidades superiores às nossas reais necessidades, um dia após o outro, que se cometem os excessos.

Se por norma desenvolver uma dieta alimentar equilibrada, não é por ter uma refeição mais copiosa num dia que irá ver um aumento de peso na balança ou o descréscimo na sua saúde.

Há que compensar nos dias seguintes e ter uma atenção redobrada quanto ao que se ingere, o que não significa passar um dia sem comer, ou apenas a ingerir liquidos Esta é uma quadra especial, a quadra da mesa cheia de doces e verdadeiras delcias gastronomicas. Entramos quase num despique entre familiares para ver quem sabe cozinhar melhor e o quê..

Mas neste Natal, eu vou-lhe dar ferramentaas para contornar a grande questão – o aumento de peso
Então não se esqueça
1- Faça gelatina: a gelatina além de ser colorida e animar a mesa, também é uma fonte de água e proteína importante para a nossa pele e articulações. Na existencia de gelatina (coloque mais do que um recipiente de gelatina na mesa) irá certamente controlar a ingestão de doces/fritos. A gelatina é fresca e não vai apetecer comer algo seco e gorduroso

2- Para os alimentos natalicios fritos, coloque um único prato na mesa e com pouca quantidade, por exemplo com cinco sonhos. O facto de os pratos estarem cheios aumenta a tendencia de comer mais quantidades, podendo aqui controlrar o consumo dos mesmos. Controla os custos na carteira e na saúde.

3- Coloque frutos secos na mesa. Do mal o menos, será certamente preferivel comer um pouco mais de nozes do que é costume do que ingerir alimentos ricos em gordura
4- O tronco de Natal. Qual é a mesa que não tem o tronco. Um bolo de chocolate em forma de tronco. Experimente fazer o seu próprio tronco de Natal, mas no lugar da farinha normal e o excesso de chocolate faça com farinha de alfarroba. Para os mais distraidos não irão sentir a diferença, e, provavelmente até lhe dirão que está extraordinario

5- O alcool também é um excesso sentido nesta quadra que, por vezes, acaba em acidentes que marcam uma vida inteira. Assim, se conduzir não beba, mas se beber siga esta regra, por cada copo de vinho beba dois de agua. Assim, além de diminuir a ingestão do vinho também irá prevenir a desidratação no seu corpo. Algo que é normalmente sentido no dia seguinte a festividades, com dores de cabeça, a chamada ressaca
6- No final da noite, divida entre os seus convidados as sobras. Assim não irá prejudicar durante mais dois dias a sua dieta. Nos dias seguintes consuma alimentos ricos em fibra, verdes e fruta. Faça refeições leves e simples. Dê uma pausa ao seu fígado, deixe-o respirar. Faça umas caminhadas para eliminar alguma energia que possa ter ficado retida nesta quadra e volte ao seu regime habitual

7- Tenha um Natal Feliz
Magda Roma
Nota de Bancada Directa: Magda Roma é licenciada em Nutrição e Engenharia Alimentar pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz e pós-graduada em Saúde e Envelhecimento . A nivel de cidadã é uma pessoa muito querida das populações do Concelho de Mafra

Bom Natal para ti, Magda

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