BANCADA DIRECTA: Temas de Medicina no Bancada Directa. Vamos falar de um mal que apoquenta muitas pessoas. “O stress”. Mas podemos aliviá-lo…. E se for em cerca de 15 minutos será uma maravilha!

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Temas de Medicina no Bancada Directa. Vamos falar de um mal que apoquenta muitas pessoas. “O stress”. Mas podemos aliviá-lo…. E se for em cerca de 15 minutos será uma maravilha!

Temas de Medicina no Bancada Directa.
Vamos falar de um mal que apoquenta muitas pessoas. “O stress”.
Mas podemos aliviá-lo….
E se for em cerca de 15 minutos será uma maravilha!

O stress faz parte da nossa vida quotidiana, mas a verdade é que níveis elevados de stress têm efeitos nocivos na saúde e podem limitar o nosso bem-estar e qualidade de vida O stress é um mecanismo de defesa do nosso organismo face a situações ameaçadoras.
O problema ocorre quando surgem “ameaças” que não são possíveis de combater de uma forma imediata. Quando a origem do stress é o excesso de trabalho, problemas familiares ou financeiros, pode ser muito dificil desactivar as nossas respostas ao stress, o que leva a um estado de tensão permanente.

Este tipo de stress prolongado é o que está associado à hipertensão, doenças cardiovasculares, depressão e insónia

Prevenir e combater o stress

É impossível viver sem stress e, em doses moderadas, este pode ser positivo. Não é possível eliminar todos os problemas da nossa vida mas……podemos torná-la menos stressante Já está comprovado cientificamente que fazer exercicio fisico ajuda a regular os níveis de stress, diminui a tensão muscular, previne a depressão, melhora o humor e o rendimento fisico e intelectual
Para algumas pessoas, actividades como ioga, meditação ou tai chi podem ser a melhor opção, enquantto outras  tirarão mais partido da corrida ou ciclismo. Mas caso já se esteja a questionar, guardámos a melhor noticia para o fim: existem exercicios simples que contrariam os efeitos de stress em tempo recorde e que podem ser feitos em qualquer lugar, ou quase. Experimente-os.

1- RESPIRAÇÃO
Num lugar ssossegado, concentre-se em respirar lenta e profundamente, sem se cansar.
Lembre-se que a inspiração é feita pelo nariz. Coloque as mãos sobre o abdomen e sinta que ao inspirar o abdomen se enche de ar.

A expiração, também, pelo nariz, é realizada muito lentamente, encolhendo o abdomen. Basta dedicar 10 minutos diarios e este ritual para conseguir abrandar os batimentos cardíacos e atenuar a ansiedade

2- AUTOMASSAGEM
Feche os olhos, respire profundamente e massage a zona nos pontos de maior tensão. Se a massagem for na cabeça, experimente usar as pontas dos dedos, passaando-as no couro cabeludo, nas sobrancelhas e na cara. Se a massagem for nos pés, pode pressionar com mais força nas zonas que acumulam mais tensão

3- RELAXAMENTO MUSCULAR PROGRESSIVO
Num sitio confortavel, adopte uma posição relaxada (de preferencia deitado) e comece por concentrar a sua atenção nos dedos grandes dos pés, relaxando-os de forma consciente.
Foque-se depois nos pés, tornozelos, gemeos e coxas, relaxando progressivamente as pernas

Deixe as sensações de relaxamento invadir a sua memte à medida que vai percorrendo o corpo, passando pelo umbigo, peito, braços, dedos das mãos, até chegar à parte superior da cabeça. Permaneça assim entre 10 a 20 minutos e no final sentir-se-à muito mais sereno.

4- ALONGAMENTOS
A) as zonas das costas, ombros e pescoço são aquelas que acumulam muita tensão e os alongamentos ajudarão a libertá-la. Deite-se de costas com os joelhos flectidos e os dedos das mãos entrelaçados atrás da cabeça. Puxe a cabeça, aproximando o queixo dos joelhos e mantendo o pescoço relaxado
B- sentado numa cadeira com as costas direitas, deixe cair o pescoço para os lados, para a frente e para trás, utilizando as mãos para um alongamento mais intenso.
Por fim siga estes conselhos:
1-  Durma o suficiente – oito horas por noite – é a recomendação geral
2-  Faça uma alimentação equilibrada e diversificada
3-  Pratique exercicio fisico com regularidade
4-  Planeie bem o seu dia de trabalho
5-  Mantenha um bom relacionamento com os seus colegas
6-  Encontre um “hobby” que lhe proporcione momentos de diverssão e descontração
7- E deixe de ingerir bebidas alcoólicas e beber cafés com  cafeína
Fonte: PH (Novembro/Dezembro 2014)

Sem comentários:

Obrigado Pela Sua Visita !