BANCADA DIRECTA: Vila de Mafra. No próximo dia de São Martinho a água-pé será a rainha das comemorações tradicionais. Mas hoje vamos falar da “Revolução da água-pé” no seu 1º centenário. Um evento cultural a ter lugar amanhã na Sala Diana do Palácio Nacional de Mafra. 15 horas. 2014. 10. 18

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Vila de Mafra. No próximo dia de São Martinho a água-pé será a rainha das comemorações tradicionais. Mas hoje vamos falar da “Revolução da água-pé” no seu 1º centenário. Um evento cultural a ter lugar amanhã na Sala Diana do Palácio Nacional de Mafra. 15 horas. 2014. 10. 18

Vila de Mafra.
No próximo dia de São Martinho a água-pé será a rainha das comemorações tradicionais.
Mas hoje vamos falar da “Revolução da água-pé” no seu 1º cemtenário.
Um evento cultural a ter lugar amanhã na Sala Diana do Palácio Nacional de Mafra.
15 horas. 2014. 10. 18

EVOCAÇÃO DO 1.º CENTENÁRIO DA REVOLTA DA ÁGUA-PÉ

Numa organização da Câmara Municipal de Mafra, José Medeiros e João Azeiteiro apresentam uma conferência, alusiva à "Revolta da Água-Pé", no dia 18 de Outubro, pelas 15 horas, na Sala de Diana do Palácio Nacional de Mafra.

A entrada é gratuita. Destinatários: Público em geral.

A Revolta da Água-Pé insere-se num contexto de movimentos e incursões monárquicas cujo objectivo era derrubar a República, regime político recém-implantado em Portugal a 5 de Outubro de 1910.
A "intentona" de Mafra, popularmente intitulada de "Revolta da Água-Pé", ocorreu a 20 de Outubro de 1914, tendo sido judicialmente implicados 68 réus, entre os quais ilustres personalidades mafrenses, com sentença proferida pelo Tribunal Militar de Mafra no dia 9 de Janeiro de 1915.

Os presos políticos da "conspirata realista" estiveram detidos na cadeia do Tribunal da Comarca de Mafra, ao tempo sediada no Palácio Nacional de Mafra.

PROGRAMA

José Medeiros "Duas famílias no contexto da Revolta da Água-Pé".
João Azeiteiro "Monárquicos e republicanos de Mafra na conjuntura da Revolta da Água-Pé".

Sem comentários:

Obrigado Pela Sua Visita !