BANCADA DIRECTA: Domingo 12 de Outubro. Corrida e Caminhada Pela Saúde Mental. Casa de Saúde da Idanha. Belas. 10 horas. O jornalista Fernando Correia neste artigo sobre este tema toca-nos o coração com tanta solidariedade

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Domingo 12 de Outubro. Corrida e Caminhada Pela Saúde Mental. Casa de Saúde da Idanha. Belas. 10 horas. O jornalista Fernando Correia neste artigo sobre este tema toca-nos o coração com tanta solidariedade

Domingo 12 de Outubro.
Corrida e Caminhada Pela Saúde Mental.
Casa de Saúde da Idanha. Belas. 10 horas.
O jornalista Fernando Correia neste artigo sobre este tema toca-nos o coração com tanta solidariedade.

Corpo activo, mente saudável
Crónica de Fernando Correia


A Casa de Ssúde da Idanha, das Irmãs Hospitaleiras, está a comemorar 120 anos de existencia. Trta-se de 120 anos de trabalho na área da saúde mental, cujos frutos estão à vista de quem se interesse por esta matéria.

A Congregação das Irmãs Hospitaleiras foi fundada em Ciempozuelos, perto de Madrid, em 1881 por São Bento Menni, Sacerdote da Ordem de São João de Deus, Maria Josefa e Maria Angustias Gimenez. Para se perceber a importancia desta Obra basta dizer que ela está presente, nesta altura, em 27 países da Europa, América, Africa e Asia, onde mantem estruturas que oferecem serviços vários, no campo da saúde mental, tanto hospitalares como extra hospitalares.

Em Portugal esta Congregação de que vos falo já existe desde 1894 e realiza a sua missão em doze estabelecimentos de saúde, oito dos quais se situam no Continente e quatro nas regiões autonomas dos Açores e da Madeira. Especificamente, a Casa de Saúde da Idanha é um estabelecimento de saúde exemplar, com uma lotaçãio de 525 camas, prestando serviços nas seguintes áreas: psiquiatria, psicogeriatria, gerontopopsiquiatria, deficiencia intelectual, reabilitação psicossocial, cuidados paliativos, reabilitação fisica e serviço ambulatório.
Para chamar a atenção dos portugueses para o cada vez maior número de pessoas com doenças mentais, o que resulta da vida complicada, dificil e problemática da população, a Casa de Saúde da Idanha (Belas) leva a efeito uma Corrida e Caminhada Pela Saúde Mental, sob o lema anunciado “Corpo Activo Mente Sã”, no dia 12 de Outubro, a partir das 10 horas, com três percursos alternativos destinados a qualquer pessoa que queira ajudar a lembrar o que é necessáruio fazer para apoiar tantos doentes de Alzheimer e outras doenças afins...

É bom que os portugueses tenham conhecimento da Obra realizada por esta Congregação de que vos falo e que percebam a importancia da sua missão terrena.

Por mim, só posso ( e devo) agradecer o que esta Instituição me tem ajudado a tentar resolver o problema de saúde mental de uma familiar muito próxima, tão próxima que o meu coração constantemente me avisa para os perigos de me deixar envolver pela dor, pelo desgosto e pela impotencia de poder resolver o que a aflige e nos pertuba.

Faço a caminhada pela Saúde Mental pelo amor que tenho pelos que me estão próximos e comigo partilham a vida terrena

Fernando Correia
Agradecimento a este nosso amigo pessoal pela cedencia deste texto

Sem comentários:

Obrigado Pela Sua Visita !