BANCADA DIRECTA: PONTE DE LIMA REALIZA FESTIVAL PERCURSOS DA MÚSICA

sábado, 5 de julho de 2014

PONTE DE LIMA REALIZA FESTIVAL PERCURSOS DA MÚSICA


PONTE DE LIMA REALIZA FESTIVAL PERCURSOS DA MÚSICA 

Ponte de Lima de 8 a 17 de Julho

A emblemática Vila de Ponte de Lima recebe de 8 a 17 de Julho mais uma edição do Festival Percursos da Música, festival que privilegia a abordagem multidisciplinar que o distingue dos restantes festivais de música tradicionais. Sob a coordenação da Academia de Música Fernandes Fão e da Academia de Música de Ponte de Lima – AMFF/AMPTL, o Município de Ponte de Lima dinamiza este evento consciente de que a formação de públicos é fulcral para o incremento da cultura na região e no país. 

A programação do Festival Percursos da Música é criteriosamente seleccionada e dirigida para a maior parte da população, solidificando-se no seu objectivo - a partilha de momentos artísticos únicos e irrepetíveis. A vertente pedagógica é, também, uma constante! 

Assim, a inclusão de alunos da AMFF/AMPTL tem como principal objectivo torná-los, no futuro e independentemente da profissão a escolher, profissionais competentes, cultos, criativos, flexíveis de pensamento e socialmente intervenientes. 

O impulso desta edição é estabelecido pelo Simpósio Nacional “Percursos do Ensino da Música”, em associação com a Universidade do Minho, durante o qual especialistas de renome e políticos reflectirão sobre as estratégias e futuro do ensino da música no país, incluindo um concerto comentado sobre a temática “Como Nasce um Compositor em Portugal”. 

 Ao longo do “Percursos da Música”, algumas presenças já habituais e muitas novidades preencherão as esperadas amenas noites limianas em locais tão diversos como o Largo Camões, Largo da Matriz, Largo da Picota, Largo Além da Ponte, Escadaria das Pereiras, Teatro Diogo Bernardes, Cooperativa LimaTerrae, Auditório Rio Lima e Auditório da Academia de Música e, no dia 12, um “Open Music Day” espalhará música, ao longo de todo o dia, na vila, para prazer dos limianos e dos turistas. Igualmente, de 14 a 16 de Julho, jovens trompetistas e professores de grande qualidade reunir-se-ão em Ponte de Lima, no 1º Encontro de Trompete, durante o qual decorrerão master classes, ateliê de luthier, concertos e actividades desportivas. 

O encerramento do Festival será no dia 17 de Julho, no Teatro Diogo Bernardes, com uma Gala de Ópera e homenageará o tenor José Lourenço, professor da AMFF e prematuramente desaparecido em Outubro de 2013. 

Grande parte dos alunos do projecto que este profissional criou, em 2011, em Ponte de Lima, o “Man’óperas de Diversão” que apresentou produções tão maravilhosas como “Olá Fontaine!”, “O Melhor dos Mundos Possíveis” e “Bast’Assim!”, os alunos do projecto “Em Cena” que partilharam o palco com o cantor na produção “Música no Coração” e na obra de Bernstein, bem como quatro solistas de craveira internacional, interpretarão um repertório magnífico e da predilecção do saudoso cantor. 

Para mais informações ou reservas contate o Teatro Diogo Bernardes: teatrodb@cm-pontedelima.pt, ou pelo telefone 258 900 414.

Sem comentários:

Obrigado Pela Sua Visita !