BANCADA DIRECTA: Parlamento Europeu. Sondagem credível dá ao PS em Portugal a vitoria aumentando o número de deputados em mais três

quinta-feira, 20 de março de 2014

Parlamento Europeu. Sondagem credível dá ao PS em Portugal a vitoria aumentando o número de deputados em mais três

Estudo europeu dá mais três eurodeputados ao PS 

A Pollwatch 2014, um centro que faz modelos de previsão eleitoral, dá a vitória aos socialistas europeus, mas por escassos quatro lugares sobre o PPE. Em Portugal, ganha o PS. 

Se as eleições europeias fossem hoje, o PS teria o grupo parlamentar português mais numeroso em Bruxelas, com 10 eurodeputados (contra os 7 actuais), ao passo que a Aliança Portugal, a lista conjunta do PSD e do CDS, não iria além dos 8 mandatos (agora o PSD tem 8 e o CDS tem 2). 
A previsão é feita pela PollWatch 2014, um centro que aplica modelos matemáticos de acordo com sondagens nacionais e co-financiado pelo Parlamento Europeu. De acordo com o mesmo estudo, PCP e BE - que integram o grupo da esquerda europeia/Verdes nórdicos (GUE/NGL) - obteriam apenas três eurodeputados. 

Hoje, os comunistas têm dois e o BE elegeu três, sendo que um deles (Rui Tavares) é hoje independente. Recorde-se que Portugal, que elegia 22 eurodeputados, perdeu um lugar no hemiciclo de Bruxelas, para acomodar os deputados oriundos da Croácia. 

 Empate técnico entre Socialistas e Populares 
Em termos globais europeus, a previsão aponta para um "empate técnico" entre o grupo dos Socialistas e Democratas e o Partido Popular Europeu (onde se inscrevem PSD e CDS). O S&D leva vantagem, mas com estreita margem de apenas 4 lugares. 

De acordo com o estudo, o candidato do PPE a presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker, deverá ter mais apoio do que o candidato socialista, Martin Schulz, tendo em vista os apoios que poderá reunir de outras formações europeias (como as dos Liberais e dos Conservadores). Estima-se que o luxemburguês Juncker possa ter o apoio de 323 eurodeputados, ao passo que o alemão Schulz, mesmo reunindo os votos de toda a esquerda no PE (S&D, GUE e Verdes), não deverá ir além dos 311. 
 A Pollwatch 2014 é uma iniciativa do centro VoteWatch Europe e da agência de comunicação Burson-Marsteller. É financiada pelo Parlamento Europeu, as fundações Open-Society, a Burson-Marsteller e a VoteWatch CIC, contando com a análise de cientistas políticos da London School of Economics e do Trinity College Dublin.

Sem comentários:

Obrigado Pela Sua Visita !