BANCADA DIRECTA: A senhora gosta muito de ver filmes. E como é o seu gosto aconselhamo-la a ver "Voando sobre um ninho de cucos"!. Uma senhora de provecta idade (72 aninhos) mas com ideias perigosas para criar novos impostos. Eis Maria Teodora Osório Pereira Cardoso.

quinta-feira, 27 de março de 2014

A senhora gosta muito de ver filmes. E como é o seu gosto aconselhamo-la a ver "Voando sobre um ninho de cucos"!. Uma senhora de provecta idade (72 aninhos) mas com ideias perigosas para criar novos impostos. Eis Maria Teodora Osório Pereira Cardoso.

Excertos de uma entrevista concedida a Anabela Mota Ribeiro no Jornal de Negócios em 2007


........Teodora gosta de filmes, e foi-me fácil imaginá-la a rir com as comédias que constam na prateleira. Ela é a mulher que fica bem entre orquídeas e cactos, entre Dom Quixote e Sancho Pança......... 

..........É uma mulher que estudou Economia como podia ter estudado História. Teve esta vida como podia ter tido outra. Desde que fosse uma vida independente...........


.........Durante uma manhã, traçou a sua biografia. Foi de uma amabilidade extrema, respondeu a tudo quanto perguntei, numa voz fina e cantante, quase infantil, cheia de risos, risos nervosos. Falou na primeira pessoa e falou através de Goethe, Jane Austen, através da música. O Félix, peça central do xadrez, assistiu discreto à entrevista, e foi, como a dona disse que era, um cão independente. Foi por isso que foi escolhido..........


..........Teodora Cardoso tem 65 anos. Foi a primeira mulher a usar calças no Banco de Portugal. É uma reputada economista. E, como a seguir se verá, é muito mais do que isso. Bate nela um coração independente...........

Maria Teodora Osório Pereira Cardoso
A velhota economista de ideias arregaçadas foi visitar os seus amigos de partido e de doutrina reunidos em Viseu  e disparou uma nova forma de cobrar impostos que nem lembrava ao diabo.

“A presidente do Conselho de Finanças Públicas, Teodora Cardoso, deixou aos deputados do PSD uma nova forma de cobrar impostos no pós-troika: taxar os levantamentos que são feitos nas contas bancárias onde são depositados os salários e as pensões.

Bem, para a maioria dos portugueses que não são especialistas em fiscalidade esta parece uma forma encapotada e ardilosa de aumentar (mais uma vez) o IVA. Aguardemos, porém, as análises dos especialistas e dos constitucionalistas.

A Teodora que gosta de ver filmes deve andar num mundo surreal. Nem a sua provecta idade de 72 anos justifica estes desmandos intelectuais. Ontem  perante os seus amigos  defendeu no primeiro dia das jornadas parlamentares do PSD, que decorrem em Viseu, um imposto sobre os levantamentos e movimentos bancários. A ideia passa por colocar os cidadãos a receber os salários e pensões numa conta poupança, sendo posteriormente taxados pela movimentação dessas verbas.

Já nem se defende o aumento do IVA, agora a senhora propõe um imposto sobre o que se ganha, uma espécie de adicional de IRS ou de IVA sem consumo, um imposto sobre nada que não passa de um saque ao bolso. Parece que a senhora quer ganhar um concurso de loucura fiscal, agora sugere que as pessoas ganhem o seu ordenado mas que depois se cobre uma parte desse ordenado quando for usado para suportar as despesas das famílias.
Teodora Cardoso, que apresentou um pacote de ideias para o Portugal pós-troika, tema central da reunião dos deputados sociais-democratas, alertou ainda que os salários em Portugal "nunca vão subir muito" porque o país compete com outros onde os salários são mais baixos,»

Agora, e fazendo mais uma vez jus à sua independência sugere uma justa e equitativa ‘retribuição’. Isto é - nem mais nem menos - a proposta de mais um imposto (a somar ao 'enorme' aumento de 2013) e a recair sobre os mesmos (trabalhadores e pensionistas).

Pela minha parte acho que nem se deve perder mais tempo com esta velhota. Velhota, velhota, mas  ainda anda a ganhar uns cobres muito jeitosos. Mas francamente já era tempo desta velhota se ir embora e dar lugar a outro, ou outros, porque parece que ela acumula

Avé Maria cheia de graça
O Senhor é convosco
Bendita sejais vós entre as mulheres
E bendito é o fruto do vosso ventre Jesus……….

Francamente

Ver a noticia clicando aqui

Sem comentários:

Obrigado Pela Sua Visita !