BANCADA DIRECTA: A Galeria de portugueses ditos “valorosos” (1). São análises do nosso cronista “Olho Vivo e Pé Ligeiro”.

domingo, 30 de março de 2014

A Galeria de portugueses ditos “valorosos” (1). São análises do nosso cronista “Olho Vivo e Pé Ligeiro”.


A Galeria de portugueses ditos “valorosos” (1). 
São análises do nosso cronista “Olho Vivo e Pé Ligeiro”. 

GALERIA DOS PORTUGUESES VALOROSOS 


 Há um senhor de irrefutável raça lusitana que na sua juventude foi muito folgazão e até diria de elevada craveira – com muito pelo na venta – e discursos inflamados contra os capitalistas e outras avantesmas, isto nos belos anos do Prec. 

Este rapaz cresceu – engordou – e mudou. Só não mudam os burros, é certo, mas uma mudança de 180º é obra! 

Diria que não é mudança, é deslize. E em política não temos exemplos – temos muita cambalhota. Estou a lembrar-me de um caso paradigmático. Aquela senhora que andou pelo PCP nos tempos do camarada Cunhal – nos lugares de chefia e depois devem ter-lhe dado um chazinho capitalista e mudou a casaca. 

Mas este homem durão conseguiu fazer coisas extraordinárias dignas de um verdadeiro trapezista – mestre na cambalhota – ouviu-o agora a dizer uns bitaites sobre o “texto” dos 74, dizendo com a maior das latas que o “texto” é mau. Lembro-me dele a servir café ao Bush, a trabalhista da 3ª via (enviesada) do inglês e do espanhol. 

Deste ramalhete outra guerra foi desencadeada baseada em falsas informações que a ONU engoliu e nem piou. Uma vergonha. As armas que foram plantadas para permitir aos nabos dos norte americanos aceitar a invasão do Iraque que deu no que deu. 

Em tudo isto este durão foi apoiante e acabou recebendo do seu vergar de espinha um “tacho” na pobre União Europeia que coitada é outra desgraça que infelizmente nos meteram. Tudo isto é conhecido e reconhecido por toda a gente. 

Mas é a gente que temos. Uns piores e outros péssimos. Uns tristes e outros chicos espertos. Incluo este durão nos chicos espertos. É com esse pseudónimo que gostaria que a história o carimbasse. Faríamos justiça. 

Envio um abraço para os meus caríssimos leitores
Olho Vivo e Pé Ligeiro
Lisboa. 2014. Março. 30

Sem comentários:

Obrigado Pela Sua Visita !