BANCADA DIRECTA: Valença e Ganfei. Amanhã 18 de Fevereiro é o dia de São Teotónio e Feriado Muncipal em Valença. Iniciam-se hoje as comemorações religiosas dedicadas ao 1º santo português São Teotónio natural de Ganfei

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Valença e Ganfei. Amanhã 18 de Fevereiro é o dia de São Teotónio e Feriado Muncipal em Valença. Iniciam-se hoje as comemorações religiosas dedicadas ao 1º santo português São Teotónio natural de Ganfei

In memoriam
São Teotónio nasceu em Ganfei no ano de 1082 e faleceu na cidade de Coimbra em 18 de Fevereiro de 1162. A sua morte ocorreu precisamente há 852 anos!
Foi canonizado no ano seguinte ao da sua morte (1163) pelo Papa Alexandre III
É recordado de uma maneira especial por ter sido o reformador da vida religiosa de uma nação recente que era o Reino de Portugal.
É o santo padroeiro da cidade de Viseu e da sua Diocese e de Valença do Minho

 
Estatua de São Teotónio em Valença do Minho que amanhã comemora o dia dedicado a este santo
Capela de São Teotónio na sua terra natal: Ganfei

Contribuições

VALENÇA - Valença celebra amanhã o seu Feriado Municipal, terça feira 18 de Fevereiro, Dia de São Teotónio, primeiro santo português natural de Ganfei. As cerimónias contarão com uma conferencia de Ana Paula Laborinho, Presidente do Instituto Camões da Cooperação e da Língua.

As cerimónias começarão em frente à Estátua de São Teotónio, na Fortaleza, onde será colocada uma coroa de flores, às 9h00, em homenagem ao santo

Seguem-se as celebrações religiosas em Ganfei, local onde decorrerá, também este ano, a sessão solene, a partir das 11h30. Neste acto serão atribuídas Medalhas Municipais de Mérito ao Dr. Luis Campos Ferreira, actual Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, à empresa Maribérica, uma empresa há mais de 25 anos em Valença e grande empregador e ao Centro Cultural, Recreativo e Desportivo Fontourense, em reconhecimento da importância do trabalho desenvolvido ao longo dos anos

Os actos comemorativos contam, ainda, com a actuação do Grupo 6tás9, segunda feira pelas 21h30 na sede da Junta da Freguesia, bem como um espectáculo de musica coral, a cargo do Coral Polifónico de São Teotónio, terça feira pelas 17h30 no mesmo espaço.

Com estas atividades encerram-se as comemorações dos 851 anos do falecimento de São Teotónio que pretenderam reviver e projetar a imagem do valenciano primeiro santo português.

Breve Biografia de São Teotónio

São Teotónio – 1º Santo Português – O Inspirador e Protector da Nacionalidade. Para Portugal o primeiro santo, para a Cristandade o padroeiro dos cristãos escravizados, para Valença a sua figura maior, para os tempos da nacionalidade o “Homem de Deus” que deu força espiritual à fundação do país.


Nasceu em 1082 na freguesia valenciana de Ganfei e faleceu emCoimbra a 18 de Fevereiro de 1162. São Teotónio tornou-se o primeiro santo português, sendo celebrado como o reformador da vida religiosa. Conhecido como padroeiro dos cristãos escravizados, por ter amparado 1000 homens, mulheres e crianças moçárabes, capturados numa incursão à Andaluzia por D. Afonso Henriques.

1 comentário:

Anónimo disse...

Senhor Adriano
Não sou minhota, nasci em Lisboa, mas os meus avós maternos eram da terra das cebolas perto de Viana do Castelo. Eram de Darque que é muito pertinho da linda Viana
Muito gostaria de estar em Valença amanhã na festa de um santo que era o favorito da minha avó: São Teotónio
Beijinhos para o senhor doutor que eu vi na semana passada no programa da Júlia Pinheiro. Grande homem e solidário com os pobres.
Cumprimentos
Maria de Lourdes Bonito
Amadora

Obrigado Pela Sua Visita !