BANCADA DIRECTA: O Desporto e a Vida no Bancada Directa. Os factos que, em nossa opinião, mais se destacaram em 2013. Voltamos a falar de “SURF” e da Ericeira como Reserva Mundial de Surf. Um apontamento sobre as 7 ondas que sustentam este titulo

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

O Desporto e a Vida no Bancada Directa. Os factos que, em nossa opinião, mais se destacaram em 2013. Voltamos a falar de “SURF” e da Ericeira como Reserva Mundial de Surf. Um apontamento sobre as 7 ondas que sustentam este titulo

O Desporto e a Vida no Bancada Directa. 
Os factos que, em nossa opinião, mais se destacaram em 2013. 
Voltamos a falar de “SURF” e da Ericeira como Reserva Mundial de Surf. 
Um apontamento sobre as 7 ondas que sustentam este titulo 

A Praia de Ribeira d'Ilhas é uma praia marítima, situada na freguesia de Ericeira, concelho de Mafra, distrito de Lisboa, em Portugal continental. É a praia mais setentrional da freguesia da Ericeira e é famosa por ser palco de provas de surf do circuito mundial.
A praia da Ribeira de Ilhas antes da requalificação levada a efeito pela autarquia mafrense e que tanta contestação causou entre a comunidade de surfistas.  

Trata-se de uma praia que é vigiada durante a época balnear. É dotada de um conjunto de equipamentos que lhe conferem excelentes condições para o turismo. Junto ao parque de estacionamento tem bares que funcionam todo o ano, devido ao movimento de surfistas. O substrato rochoso sob a água desenvolve ondas direitas, ideais para a prática do surf, sendo, inclusivamente, o spot escolhido para a realização de uma das etapas do Campeonato do Mundo de Surf.1

Em Agosto de 2012, em plena época balnear, a Câmara Municipal de Mafra decidiu avançar com um processo de expropriação do Surfcamp, que tinha sido até aí gerido por surfistas de forma privada, gerando uma forte onda de contestação, que colocou de um lado a Câmara defendendo o seu projecto de renovação das infra estruturas de apoio à praia, até aí praticamente inexistentes, e do outro os surfistas que se recusaram a abdicar do seu campo, que constituía um importante polo de atracção turística e social dentro da comunidade surfista. O processo de expropriação continuou e as obras de requalificação avançaram ficando concluidas no meio do ano de 2013

A historia dos acontecimentos
A requalificação da praia de Ribeira d'Ilhas, na Ericeira (Mafra), uma das mais procuradas a nível mundial por surfistas, está concluída, um ano após a câmara ter tomado posse administrativa e demolido o 'surf camp' aí existente.
Fonte da Câmara Municipal confirmou que as obras de 2,3 milhões de euros ficaram concluídas, com a construção de um edifício de apoio aos desportos de ondas, no local do 'surf camp' (alojamento para surfistas, com escola de surf) demolido, e com o reordenamento do estacionamento e do acesso à praia.

A intervenção, iniciada no último trimestre de 2011, incluiu também a criação de percursos pedonais, melhoramentos nas escadas, colocação de novo mobiliário urbano, nova iluminação pública e estabilização da arriba sul. As instalações do 'surf camp' da praia foram encerradas no início do verão passado, numa ação que obrigou os proprietários a desalojar os hóspedes e a retirar os seus bens, e vieram a ser demolidas em Outubro.

A acção resultou da posse administrativa do terreno pela autarquia, após concluir o respectivo processo de expropriação, e que foi contestada em tribunal pelos proprietários do ex-'surf camp'. A Câmara de Mafra aprovou interesse público para os terrenos no intuito de avançar com as obras de requalificação, previstas no Plano de Ordenamento da Orla Costeira.
Ribeira d"Ilhas depois da requalificação de estruturas levadas a efeito e suportadas em metade dos custos pela autarquia mafrense, ao tempo da presidência do Engº José Ministro dos Santos

As obras de 2,3 milhões de euros foram comparticipadas em metade pelo Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) e em 521 mil euros pelo Turismo de Portugal. A requalificação da praia, que integra a única reserva mundial de surf na Europa, está prevista no Plano de Pormenor de Ribeira d'Ilhas e no Plano de Ordenamento da Orla Costeira Alcobaça/Mafra.

Tornava-se ,deste modo, promover as sete ondas que compõem a Reserva Mundial de Surf da Ericeira:Pedra Branca, Reef, Ribeirad”Ilhas, (que tem a onda mais consistente), Cave, Crazy Left, Coxo e São Lourenço
Os objectivos prendem-se com a promoção da protecção dos recursos naturais da Ericeira (ondas, costas, praias) e reforçar o seu reconhecimento nacional e internacionalmente.

Os pormenores das ondas
Ribeira d”Ilhas

Andando 500 metros para Norte da Ericeira, fica a onda mais mediática e cosmopolita de todas as que integram a Reserva. Situada num vale com uma praia de areia no centro, onde desagua uma ribeira, a sua configuração geográfica é a de um anfiteatro natural, ideal para a realização de eventos de surf.

Não por acaso, tiveram aqui lugar os primeiros campeonatos nacionais e internacionais realizados em Portugal. Ribeira d`Ilhas é uma longa direita de pointbreak ? significando que as ondas acompanham o contorno da costa ? que recebe todo o tipo de ondulações e funciona em todos os tipos de maré, sendo a onda mais consistente da região.

Com ondulações de W/NO Ribeira d?Ilhas pode proporcionar direitas de até 200 metros de comprimento.
Onda muito valiosa e competitiva, pois permite os mais diferentes níveis de abordagem por parte dos surfistas.
Tipo de onda: direita comprida
Tipo de fundo: rochas e recife
Condições de maré: todas as marés
Condições de ondulação: todas as ondulações – condições ideais com O/NO
Condições de vento: de qualquer quadrante – condições ideais de SE a NE Consistência: + + + + +
Ângulo de rebentação: 55º
Comprimento da linha de rebentação: 150 a 300 metros Altura das ondas: 0,5 a 3,5 metros

Tipo de rebentação: progressiva/mergulhante

Nível de prática LIVRO7:

4 - Surfistas capazes de executar take-offs logo de lado, num só movimento, para a direita e para a esquerda em ondas não rebentadas, e capazes igualmente de suportar quedas em ondas poderosas de até um metro.

Falaremos em novo post das características das restantes ondas

Sem comentários:

Obrigado Pela Sua Visita !