BANCADA DIRECTA: Portugal está de luto. Mais de 600 trabalhadores vão para o desemprego de uma assentada. Acontece nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. Tudo isto é fruto de um processo mal gerido e pouco transparente

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Portugal está de luto. Mais de 600 trabalhadores vão para o desemprego de uma assentada. Acontece nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. Tudo isto é fruto de um processo mal gerido e pouco transparente

Portugal está de luto. 
600 trabalhadores vão para o desemprego de uma assentada. 
Acontece nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. 
Tudo isto é fruto de um processo mal gerido e pouco transparente 


«A única garantia é que o senhor ministro confirmou hoje o despedimento coletivo de 620 trabalhadores. Ficámos muito desiludidos porque há ano e meio a esta parte, o ministro pegou num diploma do Governo socialista e disse que ia pôr na gaveta 420 despedimentos. Agora está a fazer melhor, está a despedir de uma só vez 620», afirmou o dirigente da comissão de trabalhadores dos ENVC António Costa. 

O responsável, após cerca de duas horas e meia de reunião com o ministro da Defesa Nacional, em Lisboa, anunciou que vai realizar-se na sexta-feira um «plenário geral às 15:00 para ver todas as formas de luta que se possam encetar no futuro». 

«Fazemos um apelo ao primeiro-ministro e ao Presidente da República. Parem este processo da subconcessão dos ENVC. Não deixem que o ministro faça este crime social em Viana do Castelo. É criminoso o que estão a fazer. 

É inadmissível», continuou. Os 609 trabalhadores dos ENVC vão ser despedidos até janeiro de 2014, processo que vai custar ao Estado cerca de trinta milhões de euros em indemnizações, disse à agência Lusa fonte ligada ao processo de subconcessão. 

Em causa em todo o processo está a adjudicação à Martifer da subconcessão dos terrenos e infraestruturas dos ENVC, que anunciou a criação, no período de três anos, de 400 postos de trabalho, mantendo a actividade de construção e reparação naval na região.

Sem comentários:

Obrigado Pela Sua Visita !