BANCADA DIRECTA: Portugal! Uma país em crise. E se assim continuar não se admirem do que possa vir a acontecer.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Portugal! Uma país em crise. E se assim continuar não se admirem do que possa vir a acontecer.

Portugal, a par de nações como Grécia e Espanha, foi o país da UniãoEuropeia (UE) onde o risco de agitação social mais subiu. Esta é a conclusão do relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ontem divulgado. “O risco de agitação social é mais elevado entre os países da UE-27: aumentou de 34 por cento entre 2006/07 para 46% entre 2011/12”, pode ler-se no documento “Recuperar o tecido económico e social”.


Aliado a este cenário está, ainda, a subida das desigualdades na distribuição dos rendimentos. No caso de Portugal, estes aumentaram entre 2010 e 2011, mas mantêm-se abaixo dos níveis observados em 2007, ano de referência do estudo.


Para a OIT, “o agravamento do risco das convulsões sociais na UE resulta provavelmente das reações políticas à crise das dívidas públicas e as suas consequências sobre a vida das pessoas”. Por isso, recomenda aos governos uma “abordagem que equilibre as metas macroeconómicas e de emprego”.


Desemprego
A nível mundial, haverá um agravamento do desemprego. O relatório aponta para que, até 2015, existam 208 milhões de pessoas sem trabalho (mais 8 milhões do que atualmente). Para voltar aos níveis registados antes da crise económica, a UE terá então de criar 6 milhões de empregos.

Sem comentários:

Obrigado Pela Sua Visita !