BANCADA DIRECTA: A Espanha debaixo do olho do FMI. Os espertalhões aconselham Rajoy a aumentar o IVA e a cortar salários na Função Publica

sexta-feira, 15 de junho de 2012

A Espanha debaixo do olho do FMI. Os espertalhões aconselham Rajoy a aumentar o IVA e a cortar salários na Função Publica

Claro que em Espanha o mesmo caminho que se vai seguir, foi o mesmo que se impôs a Portugal


 FMI pediu a Espanha que aumente o IVA e baixe os salários dos funcionários públicos, avança o “El País”. A instituição dirigida por Christine Lagarde recomenda ainda que sejam eliminados os benefícios fiscais às empresas. Para o FMI, a Espanha tem de intensificar esforços de consolidação orçamental, referindo que o país vai falhar as metas do défice com que se comprometeu e entrar em recessão ainda este ano. 


O FMI aconselhou ainda o Estado espanhol a subir o IVA imediatamente em vez de esperar até 2013. Outra das medidas recomendadas passa pela redução de salários dos funcionários públicos para que o défice seja reduzido. O organismo apelida de “relevantes” as medidas adoptadas pelo governo de Rajoy nos últimos meses, mas considera que estas não foram suficientes para recuperar a confiança dos mercados. 


“Apesar do anúncio de apoio financeiro europeu, as condições de mercado continuam débeis”, escreve o FMI. “A economia está no meio de um regresso à recessão sem precedentes com o desemprego já excepcionalmente alto, a dívida pública a crescer rapidamente e segmentos do sistema financeiro a precisarem de serem recapitalizados. 


Tal exige uma resposta de política extraordinariamente ambiciosa e comunicá-la no âmbito de uma abrangente estratégia de médio-prazo”, afirma o FMI no relatório. As conclusões surgem após a divulgação de um relatório realizado por uma equipa do FMI ao abrigo do Artigo IV (uma análise regular realizada aos Estados membros do fundo). A instituição diz ainda que é necessária uma “resposta ambiciosa” que leve à consolidação fiscal e à reestruturação do sector financeiro espanhol. 


Melhorar a produtividade e a competitividade da economia são os caminhos que o FMI aponta como forma de melhorar o sector: “estas são reformas complexas e difíceis, mas fundamentais”, refere. No mesmo relatório, pede-se ainda que “seja dado ênfase às privatizações.” De lembrar que no passado sábado a Espanha pediu uma linha de crédito para o sistema financeiro. O valor do apoio financeiro pode ir até aos 100 mil milhões de euros. 


Segundo a instituição, Espanha deve fazer rapidamente uma triagem entre os bancos para saber quais os que devem receber ajuda e os que não devem receber mesmo precisando. O FMI acredita que a ajuda europeia não trará problemas de sustentabilidade de dívida.

1 comentário:

luis pessoa disse...

Isto é que é uma instituição de enorme qualidade!
Passaria pela cabeça de alguém lembrar-se de dizer que as medidas certas eram AUMENTAR O IVA e roubar os salários dos funcionários públicos?
Só mentes superiores poderiam ir tão longe, só pessoas do gabarito de um tal Borges a ganhar centos e muitos milhares de euros por ano LIVRES DE IMPOSTOS!
Haveria algum político que fosse capaz de descobrir que subindo os impostos e deixando de pagar salários ia melhorar as contas próprias? Claro que tinha de ser alguma mente suprema do FMI!
O que eu queria ver era:
- Esta política que conduziu até aqui foi a política defendida e incentivada pelo FMI. Portanto estava certa e só alguma má
execução fez com que descarrilasse. Logo, mantendo as mesmas políticas com outros executores, tudo ia ser diferente e melhorar rapidamente, não é verdade?
Então, mantenhamos tudo igual. Não se alteram impostos nem se roubam salários e pensões, mude-se apenas a execução, porque essa é que estava mal e todos ficamos alegres e felizes!
Agora virem estes tipos (que antes diziam que estava tudo bem), quando dá para o torto que o que há a fazer é aumentar as receitas dos impostos e reduzir as despesas com os funcionários públicos...
É isto o FMI?
Nesse caso, a receita para minha casa é a mesma: O meu patrão dá-me mais dinheiro e eu deixo de pagar as minhas contas e querem apostar em como resolvo as minhas dificuldades? Vai uma apostinha?
Assim vai esta treta!

Obrigado Pela Sua Visita !