BANCADA DIRECTA: A terra tremeu assustadoramente em Italia. Modena. Por agora já acabaram as inevitáveis réplicas

quarta-feira, 30 de maio de 2012

A terra tremeu assustadoramente em Italia. Modena. Por agora já acabaram as inevitáveis réplicas



A proteccção civil italiana confirmou a morte de 15 pessoas, mas mais tarde o Corriere della Sera noticiou 16 mortes na sequência do terramoto que atingiu a região de Modena, no Norte de Itália. O número de feridos não é exacto - estima-se que cerca de 200 pessoas tenham recebido assistência médica -, enquanto pelo menos quatro pessoas foram dadas como desaparecidas. Os danos materiais são visíveis em várias localidades. 


O epicentro do sismo de magnitude 5,8 foi registado a 30 quilómetros de Modena, próximo da zona do abalo do passado dia 20 de Maio, e a quase 10 quilómetros de profundidade, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia de Itália e os da U.S. Geological Survey, organização norte-americana que monitoriza dados sísmicos. 


Posteriormente, foram registadas réplicas: três com magnitude superior a 5. A imprensa italiana descreve um "forte sismo", sentido em toda a região Norte do país, pelas 9h00 locais (8h00 em Portugal continental). O jornal italiano Corriere della Sera afirma, na edição online, que foram evacuadas lojas em Bolonha e escritórios em Milão. 


A circulação ferroviária em Bolonha esteve suspensa. O primeiro-ministro Mario Monti prometeu reforçar a ajuda às pessoas e empresas afectadas. “Quero garantir que o Estado fará tudo o que for possível”, disse. “E tão rápido quanto for possível, para que a normalidade regresse a uma região tão especial, importante e produtiva para Itália”. 

Sem comentários:

Obrigado Pela Sua Visita !