BANCADA DIRECTA: Temas de Medicina. Celulite: um problema para as nossas leitoras.Tema de "O saber não ocupa lugar".

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Temas de Medicina. Celulite: um problema para as nossas leitoras.Tema de "O saber não ocupa lugar".



O saber não ocupa lugar. 
Temas de Medicina. 
Um problema para as senhoras. 
Celulite para que te quero? 


Estamos nos finais deste mês de Maio e as temperaturas sobem, anunciando o Verão que está próximo de chegar. Claro que as pessoas tendem a vestir roupas mais leves e ligeiras, mais frescas dizemos nós. Até apetece vestirmos um fato de banho e dar umas banhocas numa praia qualquer. É um tempo de alegrias aquele que se aproxima e de despreocupações. Mas com a chegada passada da Primavera e agora do Verão há um assunto que pode ensombrar os planos das senhoras. São boas notícias? É que toca a quase todas, mas que pode ser prevenido através de soluções naturais. 


 Sim! Vamos falar de celulite que tanto apoquenta as nossas leitoras. 
Casca de laranja, para que te quero? 


As causas da celulite 


 A celulite é particularmente associada ao excesso de peso e apesar de ser um factor importante, este não é o único culpado. O seu aparecimento é, muitas vezes, determinado por factores hereditários e é agravado pela adopção de estilos de vida pouco saudáveis e nada recomendáveis. Apesar de não ser um problema exclusivamente do sexo feminino, as mulheres têm realmente características estruturais que fazem com que tenham uma maior probabilidade de sofrer de celulite. Um estilo de vida baseado em muitos maus hábitos alimentares, oscilações bruscas de peso, abuso de substâncias nocivas, como o álcool e o tabaco, sedentarismo, uso de vestuário apertado, stress, entre outros factores, acarretam como consequência o acentuar da celulite. 


As consequências 


Estima-se que a celulite atinja cerca de 90% da população feminina, independentemente da idade ou da forma corporal. Surge devido a uma alteração da estrutura das células gordas (adipócitos), que existem em maior quantidade em áreas como as ancas, coxas e barriga. O aumento de volume das células, causado por factores descritos acima, leva à acumulação de líquidos e das fibras que fazem parte da estrutura da pele, formando-se nódulos. 


Estes tornam-se visíveis à superfície, o que faz com que a pele ganhe um aspecto ondulado e irregular, vulgarmente se chama “casca de laranja”. A celulite está ainda associada a problemas de circulação, o que pode originar pernas pesadas e varizes. Em casos mais avançados ocorre mesmo edema e dor localizada. 


Prevenção é a palavra-chave 
Existem inúmeras soluções cosméticas que prometem solucionar esta condição de uma forma simplificada e imediata, no entanto, é importante ter a noção que o combate à celulite é uma luta constante. As formas mais avançadas de celulite não podem ser eliminadas sem recurso a métodos cirúrgicos ou outras técnicas mais ou menos invasivas, além de que não há garantia de que não volte a surgir novamente. Por este motivo, a melhor forma de lidar com esta situação é a prevenção, através de um estilo de vida saudável que inclua uma alimentação equilibrada e variada, a ingestão de bastantes líquidos, a prática de exercícios físicos, o uso de vestuário confortável e um descanso reparador. 


Aliada a estas medidas está a manutenção de uma correcta hidratação da pele recorrendo a produtos cosméticos, que se podem aliar a suplementos alimentares. E aqui entras em acção um segredo antigo passado de geração em geração: a gotu Kola, planta com o nome científico de Centella asiática, utilizada quer como alimento, quer para fins terapêuticos A sua eficácia tem sido estudada e mostrou alguns benefícios em várias patologias e também na celulite. Sob a forme de suplemento, pode ser utilizada quando se pretende obter uma acção fitoterápica no combate à celulite e efeitos dela decorrentes. o seu médico ou farmacêutico poderão indicar-lhe de que forma se podem tomar estes suplementos. Gotu Kola: um segredo antigo 


Os seus componentes com maior importância são os triterpenos, que têm sido relacionados com a síntese do colagénio. A importância desta planta tem sido notória sobretudo a nível do tecido conjuntivo e de várias afecções da pele, estando os seus benefícios descritos em vários estudos, no tratamento de úlceras das pernas e na melhoria do tecido conjuntivo. Desta forma, os benefícios da gotu kola na celulite resultam do fortalecimento das células das paredes dos vasos sanguíneos e da promoção da circulação dos membros inferiores reduzindo a formação da celulite 


 Contribuições 
A celulite é uma das maiores inimigas das mulheres. Ataca desde as mais gordinhas, até quem está em forma. Mas há maneiras de prevenir e tratar este problema, de maneira fácil e acessível à qualquer mulher. Confira abaixo algumas dicas que ajudam no tratamento dos furinhos que aparecem no bumbum, nas pernas, na barriga e nas coxas: 


• Tomar água é a melhor medida anti-celulite. Tome no mínimo 2 litros por dia. 
• Cuide da sua alimentação, escolhendo sempre comer pouquíssima gordura (frituras, alimentos preparados com óleo, carnes gordas, etc.) 
• Evite também excesso de açúcares (refrigerantes, chocolates) e carbohidratos (macarrão, pão branco, bolachas). Prefira sempre os integrais. 
• Controle com um ginecologista suas taxas hormonais (menstruação com problemas, disfunções hormonais, uso de pílulas anticoncepcionais, podem ser causas da celulite). 
• Mantenha uma rotina constante de exercícios físicos. A caminhada é uma óptima aliada no tratamento da celulite. 
• Passe diariamente hidratantes em todo o corpo, após o banho, para manter a boa textura e aparência da pele. • Evite o consumo de sal em excesso, pois ele causa a retenção de líquidos. 
• Controle a ingestão de alimentos com alta taxa de sódio, como salgadinhos (chips), alimentos em conserva, embutidos e enlatados, pois eles causam a retenção de líquidos e favorecem o aparecimento da celulite. 
• Evite o uso de calças e roupas apertadas, pois elas diminuem a circulação e podem ocasionar o aparecimento de nódulos de celulite. 
• Faça drenagem linfática pelo menos duas vezes por semana, para controlar a retenção de líquidos. Mas, muitas vezes ignoramos soluções simples para este problema, como por exemplo, o cuidado com a alimentação. 


Pois existem alimentos que são fontes potenciais de gordura causadora da celulite. Confira : 


Evite alimentos gordurosos, pois estes são os maiores vilões da celulite. Evite qualquer tipo de fritura. Sua taxa de gordura é altíssima. Evite alimentos com açúcar refinado. Evite o sal em excesso. Ele retém líquidos, e isso favorece a celulite. Evite arroz, macarrão e bolachas. Prefira neste caso, as versões integrais destes alimentos. Evite carnes gordas. Prepare a comida sem óleo.

Sem comentários:

Obrigado Pela Sua Visita !