BANCADA DIRECTA: Parabens Académica. Os estudantes levaram a Taça para Coimbra

domingo, 20 de maio de 2012

Parabens Académica. Os estudantes levaram a Taça para Coimbra



2 comentários:

luis pessoa disse...

ACADÉMICA DE COIMBRA, MEU AMOR!
Desde 1969 que a taça andava atravessada na garganta! Nessa altura eu tinha 15 anos e estudava no Liceu Nacional de Viseu. Com os acontecimentos de Maio de 1969, eu e mais 3 estudantes de Viseu partimos para Coimbra, à boleia, ainda a tempo de participarmos em alguns dos acontecimentos, nomeadamente, no meu caso, levando uma bastonada no Quebra Costas, quando tentávamos quebrar o cordão policial. Durante meses (!) a marca ficou, de várias cores até ao preto e ainda hoje, tantos anos volvidos, tenho dores por esses lados, em mudanças climatéricas. Respirava-se um ar de mudança, 1969 era ano de eleições e a lista da CDE por Viseu mobilizava-nos. Não pude ir ao Jamor porque não tinha bilhete, mas estive no exterior e acabei por entrar já no final do prolongamento, com a abertura das portas, para assistir à derrota da Académica, com toda a dignidade. Nesse dia, todos os estudantes de Portugal e muitas outras pessoas foram da Académica e até os benfiquistas foram muito da Briosa, como mais tarde reconheceram, ao saberem o que se jogava na altura. Um jogador benfiquista chegou a dizer que aquela "seria a derrota mais doce do Benfica". Não assisti ao que se passou em Coimbra no regresso dos heróis porque só no dia seguinte fui para as portagens de Sacavém pedir boleia, depois de uma noite mal dormida na estação de Santa Apolónia, dentro de um comboio, como era habitual nessa época a quem não tinha onde dormir...
Hoje, os tempos são outros, a Académica é outra, mas há um certo sentimento de... Justiça naquilo que aconteceu. Não foi o Benfica a vítima, mas também não tinha de o ser, porque não foi o Benfica o responsável por 1969. O Sporting também não! Deixem-me só dizer que houve JUSTIÇA, sem qualquer vítima... Hoje sou da BRIOSA e estou feliz por ela ter sido capaz de eliminar o meu clube, o FC Porto para chegar a este acto de JUSTIÇA.
Talvez seja o primeiro sinal de revolta dos pequenos contra o estado das coisas, no futebol e fora dele, talvez até mais fora dele...TALVEZ!

Adriano Ribeiro disse...

Amigo Luís
Compartilho a sua felicidade.
O clube "Académica" e a cidade Coimbra e sua massa estudantil e indígena bem o merecem estar de sorrisos abertos.
Parabéns Académica.
Quanto ao Sporting nada a dizer da derrota, tal foi a superioridade dos estudantes. Porque o futebol não é só técnica e virtuosismo. É também alma, coragem e ânimo.
Abraço. Adriano Rui Ribeiro

Obrigado Pela Sua Visita !