BANCADA DIRECTA: Fragmentos e Opiniões. Uma mulher de ideias fixas. Ângela Merkel tenta impor a vontade da Alemanha de controlar toda a Europa.

terça-feira, 6 de março de 2012

Fragmentos e Opiniões. Uma mulher de ideias fixas. Ângela Merkel tenta impor a vontade da Alemanha de controlar toda a Europa.

Fragmentos e Opiniões.
Alemanha.
Ângela Merkel
A vontade dos germanicos de quererem controlar a Europa

No entanto, a ideia de que a Alemanha tem problemas em relação à construção europeia tem sido cada vez mais difundida.

Todos lhe criticam (Passos Coelho, nem por isso) a falta de solidariedade para com os países em dificuldades, as hesitações, a vontade de impor aos outros o modelo de rigor que tem tido aparentemente tão bons resultados em causa própria.

Uma mulher cristaliza a maioria destas críticas: a chanceler Angela Merkel. Uma força por vezes demasiado branda, indecisa mas inflexível, dominadora, mas limitada por um sistema político complexo, ela simboliza o que é hoje a Alemanha em termos da Europa.

Não esquecendo a sua relação ambígua com o Presidente francês, Nicolas Sarkozy, necessária para a Europa, mas já não suficiente.

Apesar de a crítica muitas vezes feita à Alemanha de pretender dominar a Europa e remetê-la para uma visão já ultrapassada da história, os artigos recolhidos neste dossier explicam porque ela é hoje o líder, por vezes relutante, de uma Europa onde o idealismo cedeu lugar ao pragmatismo assim vai esta Europa ao sabor do controlo de um país que tem uma recente história bélica de querer dominar tudo e todos.

Sem comentários:

Obrigado Pela Sua Visita !