BANCADA DIRECTA: O saber não ocupa lugar. Temas de Medicina. Informática para que te quero? É preciso haver boa s@úde informática quando se trabalha com computadores

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

O saber não ocupa lugar. Temas de Medicina. Informática para que te quero? É preciso haver boa s@úde informática quando se trabalha com computadores

O saber não ocupa lugar. Temas de Medicina. Informática para que te quero? É preciso haver boa s@ude quando se trabalha com computadores

O destaque

Sensação de olhos cansados, pescoço rígido e ombros tensos são sintomas que podem aparecer quando se está demasiado tempo a trabalhar com computadores. Nestas alturas, o aparelho que apareceu para nos facilitar a vida pode acabar por complicar a mesma.

Em pouco tempo, talvez mais de uma década, o computador tornou-se num instrumento universal e de acesso generalizado, pelo menos nas sociedades mais desenvolvidas e assentes no conhecimento. Tendo surgido para facilitar as tarefas mais elementares, aumentando a eficiência e a produtividade, o computador é também um equipamento de lazer, em tempos em que a internet multiplica aplicações, interacção e conectividade entre as pessoas.
Com tudo isto, o tempo médio em frente a um ecrã aumentou exponencialmente superando, por vezes os limites do saudável. E, como diz a canção quando a cabeça não tem juízo, o corpo é que paga…..

Costas, pescoço, ombros, olhos reivindicam descanso do computador. É que a concentração e o esforço mental exigidos geram tensão nos músculos de que só se dá conta quando avançamos para o “off”, muitas horas depois de iniciar a sessão. Nessas longas horas “on” as posturas incorrectas – corpo torcido, pernas cruzadas, olhos colados no monitor - sucedem-se, prejudicando a coluna.

O desenvolvimento

Corpo não tem de pagar

Corrigir a postura, sem esquecer a iluminação e acessórios adequados, é crucial para aumentar o bem-estar e, consequentemente, o desempenho profissional. A cadeira deve ser giratória, facilitando o movimento sem esforço, e o encosto deve optimizar o apoio da região lombar. Do mesmo modo, a superfície da mesa de trabalho deve estar a uma altura que facilite a flexibilidade das articulações de mãos e braços, ou seja, ficar ao nível dos braços da cadeira, para ser possível apoiar os cotovelos.

Quanto ao computador, o monitor é a peça-chave para evitar problemas de visão. Se a iluminação é insuficiente é um problema e o excesso de luz é também prejudicial, na medida em que obriga a um maior esforço de visão.

Além de cliques milagrosos, a utilização do rato é propícia para o aparecimento de tendinites, pelo que deve movimentado com o braço perto do corpo e o antebraço apoiado. Assim, sempre que necessitar de utilizar o computador, deve ter em atenção alguns conselhos básicos.

Conforto para os olhos

O conforto aumenta com a redução do brilho e reflexo no ecrã. E se o ajustamento manual não for eficaz, deve-se recorrer a um protector de ecrã anti-reflexo. A posição do monitor é fundamental para evitar problemas de coluna e a fadiga ocular.

A distancia ideal é de 70 cms do rosto, ao mesmo nível ou ligeiramente abaixo dos olhos. Se necessário, pode sempre utilizar alguns livros para elevar o monitor. Os olhos devem descansar cerca de 15 minutos por hora; recomenda-se também que se pestaneje com frequência, visto que aumenta a lubrificação ocular. A iluminação será adequada quando, ao olhar para o ecrã, não vislumbra pontos de luz atrás ou ao redor.

Conforto para o corpo

Em pé, o nosso peso é distribuído peça coluna lombar, facilitando o equilíbrio. Quando se está muito tempo sentado, a coluna está sob pressão, pelo que se deve procurar manter a curvatura natural das costas (em formato de S), recorrendo-se, por exemplo, a uma almofada anatómica na parte inferior da coluna para ajustar a curvatura lombar.

Um apoio confortável é meio caminho para reduzir a pressão sobre o corpo. A Cadeira deve ter um encosto ajustável, que permita uma reclinação até 30 graus. Os encostos altos são preferíveis, porque aumentam o apoio das costas, minimizando a tensão. Cadeiras com suporte para a região lombar e com descanso de braços são mais amigas

Cabeça e pescoço

O mau posicionamento de cabeça e do pescoço é, com frequência, a causa de dores na coluna. É recomendável que a cabeça não esteja a mais de 35 graus para a esquerda/direita e não mais de 15 º a 20º para cima e para baixo. Colocar bem os pés

Os pés devem ficar bem apoiados, já que cruzados ou apoiados nas pontas dos dedos podem favorecer dores na parte inferior da coluna.

Forma de lidar com o teclado

Deve evitar realizar o mesmo movimento com as mãos durante muito tempo – assim, procure, digitar suavemente, mantendo as mãos numa posição recta. Quanto mais apoiado estiver o pulso, mais defendidos estaremos do desenvolvimento de doenças como a artrite ou a síndrome do túnel cárpico. As dores nas mãos, sensibilidade ao toque, adormecimento e formigueiro nos dedos são os principais sintomas de lesões por esforço repetitivo. Teclar com os braços a a formar um ângulo recto favorece a boa circulação sanguínea nos membros superiores.

Fonte: Revista Farmácia e Saúde. Outubro 2011


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