BANCADA DIRECTA: O saber não ocupa lugar. Temas de Medicina. Falemos de dores nas articulações

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O saber não ocupa lugar. Temas de Medicina. Falemos de dores nas articulações

O saber não ocupa lugar.
Temas de Medicina.
Falemos de dores nas articulações
Joelhos, joelhos, porque me dão tantas dores?

As dores nas articulações e a dificuldade em fazer determinados movimentos aumentam com a idade, devido à deterioração progressiva das cartilagens. Mas, já existem substâncias naturais que ajudam a minimizar esses danos e parcialmente a aliviar esses sintomas.
O leitor, quantas vezes, ao subir as escadas, sejam elas de que tipos forem, não tem de morder os lábios devido a dores nos joelhos? E como lhe custa apanhar qualquer objecto que tenha deixado cair para o chão, o porta-chaves por exemplo, e seja obrigado a flectir as pernas para se baixar e apanhá-lo?

A degradação do revestimento cartilagíneo das articulações, que funciona como uma espécie de almofada entre os ossos, tem como consequência o condicionamento da função destas, dado que os ossos acabam por friccionar directamente uns nos outros, provocando dor e desconforto acentuado.

Combater esta tendência, subjacente ao processo de envelhecimento, tem sido o ponto de partida de inúmeras investigações cientificas, através das quais foi possível verificar, por exemplo, que o marisco contém algumas substâncias capazes de prevenir a perda progressiva de cartilagem e até mesmo recuperar parte da cartilagem entretanto danificada. Essas substâncias são o sulfato de glucosamina e o sulfato de condroitina. Entre os seus atributos-chave está a capacidade de estimular os mecanismos biológicos que possibilitam a manutenção e regeneração do tecido afectado, contribuindo subsequentemente para a redução da dor.

Quanto à origem das substâncias referenciadas, cabe assinalar que a condroitina é normalmente extraída das cartilagens dos tubarões. Esta, quando associada ao sulfato de glucosamina, vê incrementada consideravelmente a sua eficácia, visto que ambos são componentes do tecido conjuntivo das articulações

Contribuições

Para aliviar a dor O desgaste das articulações leva a um crescente atrito entre os ossos, provocando inflamação, dor, rigidez e imobilidade. Com a ajuda de alguns suplementos alimentares, é possível:

a) Contribuir para o alívio da dor das articulações

b) Aumentar a lubrificação das articulações

c) Estimular a reparação da cartilagem. Inibir as enzimas que destroem as cartilagens

d) Preservar o espaço da articulação

e) Minimizar a inflamação.

Fonte "Revista Farmácia e Saúde". Setembro.2011

Sem comentários:

Obrigado Pela Sua Visita !