BANCADA DIRECTA: Fragmentos e Opiniões. Marcelo, as suas análises e os seus interesses na Madeira

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Fragmentos e Opiniões. Marcelo, as suas análises e os seus interesses na Madeira

Fragmentos e Opiniões. Marcelo, as suas análises e os seus interesses na Madeira

No Domingo passado, na TVI, o comentário de Marcelo Rebelo de Sousa foi um dos mais tristes exemplos de mistificação e encobrimento que se tem visto e ouvido sobre a situação financeira da Madeira. Valeu tudo, a ponto de se ter considerado virtuosa a situação criada por Jardim por confronto com a do continente. Todavia, as palavras de Rebelo de Sousa não são particularmente graves, salvo para ele próprio, já que de momento ele não desempenha qualquer cargo político, apesar da defesa de Jardim fazer parte da pré-pré campanha eleitoral que o conhecido comentador já vem fazendo com vista às presidenciais de 2015.

Aliás, Rebelo de Sousa dificilmente poderia ter outra opinião, uma vez que sobre ele pesa a suspeita – ou, a certeza, a avaliar pelo que se tem lido nos jornais ao longo destas três décadas de jardinismo – de ser um dos consultores mais bem pagos da falida região autónoma.

Para que as suas declarações pudessem ter outro peso, Marcelo deveria ter feito uma “declaração de interesses”, tanto quanto possível quantificada. Mas não fez. E como não fez terá de entender-se que a sua intervenção a favor de uma solução para Jardim faz parte do seu trabalho de consultadoria e nela está incluída para efeitos relevantes.

Deixando Marcelo e a sua “compreensível” intervenção, é preciso começar por esclarecer que este “buraco” de que agora se fala de 500 milhões de euros só muito parcialmente tem a ver com a dívida da Madeira. Este “buraco” para o qual Jardim pede urgentemente uma solução tem a ver com compromissos inadiáveis que Jardim tem de respeitar nos próximos meses. Nem sequer é seguro que os 500 milhões sejam suficientes para solver os compromissos inadiáveis até ao fim do ano.

Transcrição com a devida vénia do “Politeia”

Sem comentários:

Obrigado Pela Sua Visita !