BANCADA DIRECTA: Fragmentos e Opiniões. O nosso cronista “Olho Vivo e Pé Ligeiro” diz de sua justiça e põe o dedo nas feridas da nossa política

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Fragmentos e Opiniões. O nosso cronista “Olho Vivo e Pé Ligeiro” diz de sua justiça e põe o dedo nas feridas da nossa política

Fragmentos e Opiniões.

Política: afinal o que nos faz andar agora aflitos, de calças na mão?

A crónica de "Olho Vivo e Pé Ligeiro": nosso cronista exclusivo.


Pois é a porca da política tem destas coisas. Andamos todos aflitos com o deficit e até esquecemo-nos porque razão temos o mafarrico.

Lembro-me (vagamente…) quando foi da descoberta da situação do BPN a pressa do nosso Governo em meter milhões do nosso rico dinheirinho na caixa falida do Banco, argumentando – falsamente – penso eu, do grave risco sistémico para o bom funcionamento da banca no seu todo. Também nos Estados Unidos bancos faliram – e não só bancos – e nada aconteceu para além disso. Não acredito que algum mal viesse ao mundo por um banco falir.


Então quantas firmas têm vindo a falir no nosso País, com milhares de desempregados?

Aqui não existe o risco sistémico senhor ministro?

O que se passou – penso eu – é que os interesses das famílias que tinham a direcção do
Banco foram mais fortes que a dos dez milhões de pagantes zés povinhos, obrigou o nosso querido governo a agir daquela maneira Penso que agiu muito mal e é claro que não vi na imprensa nem nas televisões ninguém a dizer que o governo fez besteira. Não admira. As RTP´s estão sob a alçada dos dois Partidos do centrão e as privadas defendem os interesses dos privados, como é normal e óbvio.

Jornalismo independente não existe. Ou está vendido ao centrão ou está a recibo verde o que vem a dar na mesma: não se podem mexer – coitados.

Porém, a culpa não será dos jornalistas, será do “sistema” que não permite haver jornalistas. Verdadeiros e livres jornalistas, sem medo de perderem o emprego se as suas opiniões beliscarem o “stato quo”.

Pois é caros amigos, como dizia alguém cujo nome se me varreu da memória: “ Ai, Portugal, Portugal, uns vão bem e outros mal” .

Olho Vivo e Pé Ligeiro

1 comentário:

Anónimo disse...

Um clube da 1ª Liga está próximo do fim: http://1.bp.blogspot.com/_GEnVzKrCJOE/TMd-rVaSKrI/AAAAAAAADB4/b7RdW9BIJBk/s1600/Pavilh%C3%A3o_SCBM.bmp

Obrigado Pela Sua Visita !