BANCADA DIRECTA: O lápis azul pegou em moda! Fragmentos e Opiniões

domingo, 28 de fevereiro de 2010

O lápis azul pegou em moda! Fragmentos e Opiniões

Fragmentos e Opiniões


O lápis azul pegou em moda!



O mistério do blog 'fantasma' de Hu Jintao

Foi criado um perfil oficial do Presidente chinês num blogue do jornal "People's Daily Online", mas a conta desapareceu sem qualquer explicação.

O blogue oficial do presidente chinês desapareceu sem explicação
Ym Yik/EPA


O Presidente chinês Hu Jintao surpreendeu o país ao abrir uma conta num micro-blog - O equivalente chinês do Twitter, que permanece bloqueado na China - do jornal People's Daily Online.

Internautas fascinados começaram a inscrever-se ao ritmo de 10 por minuto, mas ao fim desse mesmo dia a conta foi apagada sem qualquer explicação, e quem lhe tentasse aceder recebia a seguinte mensagem: "O item não foi encontrado, o autor pode tê-lo apagado".

Na altura em que desapareceu, o perfil de Hu Jintao já contava com mais de 16 mil seguidores.

Quem censurou Hu Jintao?

O incidente levantou diversas perguntas sobre quais seriam os motivos por trás do cancelamento, com pessoas a especularem que o próprio presidente havia sido vítima da censura estatal da Internet.

É também possível que se trate de um passo atrás por parte do governante, que pode ter considerado este gesto de interacção com os cidadãos algo extremo e mesmo insustentável.

O presidente não chegou a lançar uma única mensagem no micro-blog, mas o seu perfil contava já com mais de mil comentários, muitos dos quais adulatórios.

Explicações divergem

Uma reportagem local ofereceu duas explicações oficiais para o sucedido. Por um lado o site poderia simplesmente ter tido problemas técnicos devido à enorme afluência de internautas.

Outra explicação era de que a criação da conta foi automática, visto que este tipo de micro-blog é aberto para todas as pessoas que registam a sua identidade na sala de chat do People's Daily, e o presidente havia feito isto em 2008 para participar numa conversa com o público.

O jornal chinês Global Times - uma publicação de língua inglesa associada ao People's Daily - confirmou a autenticidade da conta.


Carlos Afonso Monteiro

Sem comentários:

Obrigado Pela Sua Visita !