BANCADA DIRECTA: Temas de desporto. Um olhar sobre o complexo desportivo “Alvalade XXI”

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Temas de desporto. Um olhar sobre o complexo desportivo “Alvalade XXI”

Artitectura
Os mal-amados

Caros amigos leitores do Bancada Directa

Acidentalmente entro no blogue do meu amigo João Carvalho e salta-me à vista este tema, que no minimo é curioso. Até porque foi aqui que se disputou no ultimo sabado o derby da capital, ao qual eu gostaria de assistir, mas que não foi possível.

Sporting Clube de Portugal (SCP), que inclui ainda o Edifício Visconde de Alvalade (sede do clube), um centro comercial, um pavilhão desportivo, uma clínica e outros serviços. Foi projectado por Tomás Taveira e custou cerca de 154 milhões de euros, dos quais o estádio custou quase 105 milhões.

O arquitecto ficou conhecido por diferentes polémicas: as polémicas Torres das Amoreiras, o polémico Edifício Arco-Íris, dois outros polémicos estádios de futebol em Portugal, o polémico projecto para um estádio do Palmeiras em São Paulo (Brasil) e um polémico filme pornográfico amador rodado no seu escritório das Amoreiras e que uma revista promoveu a escândalo sexual nacional.

Alguém menos avisado que se aproxime da obra poderá achar estranho que a Selecção do Brasil tenha um estádio e, mais ainda, que esse estádio seja em Lisboa. São as cores do SCP, é certo, mas a aplicação de verde e amarelo é excessiva.

Tem de reconhecer-se que, se assumido o lado artístico da criatividade, um arquitecto é sempre polémico nos projectos (e nos filmes caseiros) que faz. O problema é quando se trata de um clube e muitos adeptos também torcem o nariz.

João Carvalho

E já agora aproveito a boleia deste post sobre o Estádio José Alvalade em 1939. A situação geográfica do actual Estado Alvalade XXI é precidsamente no mesmo local em que este existia. Ele foi melhorado posteriormente até que nos anos 50 (talvez 1957) ele foi totalmente reconstruido. A norte deste campo havia outro campo (transversal a este), já junto dos terrenos do Hospital Pulido Valente. Foi um campo de futebol da CUF e mais tarde era o campo de treinos do Sporting. Era o campo onde, também, se disputavam os jogos de andebol de onze, em que o Sporting era sempre campeão absoluto todas as épocas..

A sul do Estádio José de Alvalade, havia o campo do Sport Lisboa e Benfica, vulgarmente chamado a Ilha da Madeira, por as bancadas serem de madeira. Foi substituido pelo antigo Estadio da Luz, tambem nos anos 50

Esta foto foi obtida por Eduardo Portugal naquele ano de 1939 e está nos Arquivos Fotográficos da Camara Municipal de Lisboa.

Nota de Bancada Directa: porque a memória pode-nos atraiçoar agradeço que rectifiquem nos "comments" algo que esteja mal.

Sem comentários:

Obrigado Pela Sua Visita !