BANCADA DIRECTA: Teste Fertilidade Através da Saliva

terça-feira, 30 de maio de 2006

Teste Fertilidade Através da Saliva



Ainda vai salvar algumas gravidez não desejada

Já está à venda em todas as farmácias do país um dispositivo inovador que permite à mulher conhecer o seu ciclo de fertilidade através da saliva. O aparelho é de venda livre, pode ser reutilizado e tem um custo de cerca de 70 euros.


A partir de agora as mulheres portuguesas que pretendam conhecer o seu ciclo de fertilidade podem adquirir nas farmácias o Fertilfacil. Trata-se de um sistema de análise que permite o conhecimento rápido, cómodo e eficaz da fertilidade da mulher através da saliva, mediante um pequeno microscópio de bolso de uso pessoal. «A técnica é simples: basta colocar uma pequena quantidade de saliva na lente do microscópio e deixá-la secar totalmente.

A acção fica concluída em 15 minutos», afirmou Miguel Raposo, director-geral do Instituto Galénico - a empresa que fará a distribuição do produto em Portugal. Miguel Raposo esclarece ainda que «a saliva de uma mulher que se encontra no período fértil irá apresentar um aspecto em forma de folhas de fetos, com um maior número de ramificações».

Isto justifica-se se tivermos em conta que o aumento de estrogénios na saliva, durante o período fértil da mulher, favorece o aparecimento de sais que cristalizam em forma de folha de feto. Fora do período fértil podem observar-se umas estruturas similares a bolhas ou pontos, devido à acção da progesterona.

O responsável faz ainda questão de alertar para o facto de que este novo dispositivo não é «um método de tratamento, não protege contra doenças sexualmente transmissíveis nem é um método contraceptivo». Trata-se apenas de um produto que permite à mulher controlar o seu ciclo de fertilidade. Ou seja, é útil em situações de planeamento de gravidez, em ciclos menstruais irregulares ou ainda em situações extremas de ausência total de ovulação.


A empresa distribuidora garante que as vantagens deste teste são várias: aumenta as probabilidades de engravidar num espaço de tempo mais curto e permite a detecção precoce de situações passíveis de tratamento, contribuindo para diminuir o stress psicológico e emocional da mulher.

O sistema começou a ser comercializado em Espanha, mas também já está à venda no Reino Unido e no Brasil.

Agora, chegou a vez das mulheres portuguesas poderem utilizar este avanço da tecnologia, que já arrecadou dois prémios internacionais.

De salientar que, em Portugal, um em cada sete casais é estéril e que a taxa de infertilidade nos jovens é de 16 por cento. O stress, os estilos de vida e a pressão sobre as mulheres provocam alterações hormonais que influenciam a desejada gravidez.

2 comentários:

MAD*MAX disse...

A tecnologia e a ciencia ao serviço das mulheres!
Só e pena ser um pouco caro não é?
Este é mais um serviço de informação gratuita Bancada Directa...

Saudações

Anónimo disse...

Your website has a useful information for beginners like me.
»

Obrigado Pela Sua Visita !