BANCADA DIRECTA
BANCADA DIRECTA: ALERTA PARA "ARANHA ARMADEIRA" VENENOSA

sábado, 27 de Maio de 2006

ALERTA PARA "ARANHA ARMADEIRA" VENENOSA

Sobre a aranha-armadeira (Phoneutria nigriventer) que voltou agora à circulação.

A notícia abaixo, que volta em FW furioso, circulou na net em Junho de 2005, como se reflecte nos 2 sites abaixo:

http://isabelinha.blogs.sapo.pt/arquivo/650463.html
http://foruns.ptgate.pt/index.php?s=198ab61771629d6f84be652805634a63&showtopic=2447&st=0


No site do Instituto de Investigação Científica Tropical nada se refere:
http://www.iict.pt/forum/pagfrm/afrm02.asp?x_CODFRM=99&x_NMSFRM=2

Sobre o alarme, provavelmente de origem brasileira, ai vai tempero, também de origem brasileira:
http://www.ucs.br/



Phoneutria (aranha-armadeira)
Correspondendo a aproximadamente 42% dos casos notificados no Brasil, embora provoque acidentes com freqüência, raramente levam o paciente a um estado de saúde grave

As populares "aranhas-armadeiras" assumem um comportamento de defesa bastante característicos quando se sentem ameaçadas: apóiam-se nas pernas traseiras, erguem as dianteira e abrem as quelíceras (veja figura 5). Podem atingir 4 cm de comprimento de corpo e 15 cm com a envergadura das pernas.
As Phoneutrinas não constroem teia, sendo portanto denominadas de "errantes", caçando principalmente à noite. Acidentes são comuns em residências, no manuseio de material de construção estocado e calçando sapatos. No Brasil, existem registros das seguintes espécies: : P. fera, P. keyserfingi, P. nigriventer e P. reidyi.




Figura 5 - Phoneutria nigriventer
(aranha armadeira) fonte: [3]



Correspondendo a aproximadamente 42% dos casos notificados no Brasil, embora provoque acidentes com freqüência, raramente levam o paciente a um estado de saúde grave. Estudos experimentais demonstram que o veneno bruto e a fração purificada da peçonha Phoneutrinas nigriventer atuam nos canais neuronais de sódio. Este efeito pode provocar despolarização das fibras musculares e terminações nervosas sensitivas, motoras e do sistema nervoso autônomo, favorecendo a liberação de neurotransmissores, principalmente acetilcolina e catecolaminas, ou seja, o veneno atua no sistema nervoso, mais especificamente nas sinapses, regiões de comunicação entre nossos neurônios (veja figura 6). Já o veneno da Phoneutria spp contém histamina, serotonina e pequenas toxinas que ativam os canais de sódio nas terminações nervosas [5].




Após a picada, são vistos dois pontos da inoculação, havendo geralmente uma dor local. Há a possibilidade, dependendo do caso e da pessoa, de alterações sistêmicas, como taquicardia, hipertensão arterial, sudorese visão "turva" e vômitos ocasionais. Casos graves, certa de 0,5% dos registrados, são geralmente relacionados a crianças, com a intensificação dos sintomas descritos anteriormente. Em casos mais graves, é indicado o soro antiaracnídico.



Informação,enviada pela net, para vosso conhecimento sobre espécie de aranha que existe em Portugal.

Por favor leiam.

IMPORTANTE "Peço desculpa,as imagens são fortes e horrorosas!!!Mas vejam,não é brincadeira!!!!

Eu fui picado em Monte GordoAlgarve,este Verão. Estas aranhas não andam por aí ás centenas,mas ultimamente tem acontecido alguns casos e é bom saber como agir naeventualidade remota de tal acontecer.É necessário, mesmo, ir logo ao médicoe exigir um antibiótico para infecção de pele.


Brownrecluse


A aranha armadeira é uma espécie bastante agressiva. São aranhas que medem cerca de 3,5cm de comprimento com pernas que podem medir até 5 cm. Suaatividade é maior ao entardecer e à noite. Esta espécie não tece teia e écomumente encontrada em árvores, principalmente bananeiras e folhagens. É comum ser encontrada no interior de residências. A picada resulta em dorviolenta no local que se irradia pela região atingida.


DIA 5 DEPOIS DA PICADA


A vítima apresentatonturas, queda de pressão, vômito, sua muito e pode ter espasmos. Caso ocorra picada por esta espécie de aranha, a vítima deve procurar um hospitalpara aplicação de soro antiaracnídico e aplicação de anestésico ao redor dapicada.Julga-se que possa ter entrado no país juntamente com a importação de bananaa, uma vez que esta aranha habita e coloca ovos nas bananeiras Nestaépoca do ano este tipo de aranha é muito comum aparecer em suacasa,empresas,etc.

DIA 6 DEPOIS DA PICADA


(conhecida como aranha armadeira) é venenosa e, sua picada causa muita dor, luxação, e se não tratar rapidamente,pode causar lesõessérias na região afectada,podendo até perder o membro afetado.Ela gosta de ambientes quentes e secos.Quando se sente ameaçada dá o bote na vítima, chega a pular até 1 m de distância.

DIA 9 DEPOIS DA PICADA


Portanto caso veja uma destas aranhas,CUIDADO, não se trata apenas de uma aranha de jardim.Em caso de acidente,imobilize o membro afectado dirija-se ao hospital o mais rápido e, (se possível) capture a aranha(morta ou viva), e leve consigo.

Em acompanhamento seguem fotos de um acidente com aranha. São imagens um tanto fortes,mas espero que esta mensagem sirva como um alerta,avisando todos principalmente as crianças para que sempre batam as roupas e os Sapatos antes de vestir...

DIA 10 DEPOIS DA PICADA

Por isso o aviso está feito e obrigada a fonte de informação...

3 comentários:

MAD*MAX disse...

Vai lá vai...
Olha o ke sofre o Homem Aranha!!!

Saudações

Ely disse...

Cuidado é com as bananas...

E ainda por cima tou no Algarve...
Tá bem, tá...

Fiquem!!!

Anónimo disse...

This site is one of the best I have ever seen, wish I had one like this.
»

Obrigado Pela Sua Visita !