BANCADA DIRECTA: Será possivel ninguem ver?????

sábado, 21 de janeiro de 2006

Será possivel ninguem ver?????

"Não jogamos assim tão mal!"


“Tenho de vencer pela qualidade dos meus jogadores e com a organização da minha equipa”.
Dizia Paulo Bento na sua conferência de imprensa.
E face aos últimos acontecimentos leva-me a escrever este texto do que penso do actual estado da nação sportinguista.
Mas primeiro pergunto ao Paulo, pelo que tenho visto que organização e que qualidade fala ele?
A maior parte dos jogadores com qualidade já saíram, senão vejamos:
Enakarire, Rogério, Beto, Rui Jorge, Rochemback, Hugo Viana, Pedro Barbosa e outros que nem oportunidade tiveram de mostrar que eram melhores que os que actualmente lá estão…
O Sporting actual não é mais do que um clube que luta pelos mesmos objectivos que o Nacional (como o próprio presidente deste clube disse), Braga, talvez Boavista e outro outsider que apareça, pois com a qualidade e juventude dos seus jogadores (tal como a sua equipa técnica) não aspira a outros objectivos que não esses, e só um ceguinho ou faccioso adepto poderá dizer o contrário face a qualidade dos adversários mais directos.


Mesmo com as finanças vazias, se o Sporting tivesse dirigentes e homens que percebessem de futebol, sabiam que por vezes não é preciso muito dinheiro para contratar bons jogadores, o que é necessário e saber negociar no tempo certo, os jogadores certos e não contratar jogadores que já estão inflacionados por natureza devido aos seus empresários e a qualidade desses jogadores vem por DVD sempre com rótulo de qualidade, como o último caso que dão 3.5 milhões de euros por 75% do passe de Deivid, quando por metade desse valor iam buscar quase de certeza, o Marcel ou Adriano, e até mesmo João Tomás negociados em tempo certo que são de longe melhores jogadores que o dito.



Como para central preferem o Polga ao Beto (homem com 17 anos de casa), e inscrevem Hugo para valer a arrogância (com direitos adquiridos do jogador face ao seu contrato que não quer abdicar) do jogador que fez valer os seus intentos, sabendo nós que o valor do Hugo não sendo questionável o seu profissionalismo, não tem qualidade suficiente para um clube que luta para ser campeão (ou lutava) e não me venham dizer que o Beto não valia o esforço financeiro, pois Polga não vale metade do esforço que faziam pelo Beto e mais uma vez lamentamos todos ver sair um jogador que não era mais do que uma referência no clube pelos anos de casa dedicados ao clube e não olhando ao momento actual de forma do jogador, que são questões pontuais que são normais na vida de um jogador profissional, pois todos tem momentos altos e baixos.
Tal qual a referência que é Sá Pinto com o amor e a garra que dá e transmite aos mais jovens e valores de devoção que sempre teve e continua a ter apesar de não ser um jogador da qualidade de alguns anos mas que dá a imagem, do que deve ser um jogador do Sporting e que se também perde no fim de época.


Ou então comprar jogadores por 2.5 milhões de Euros ou 1 milhão de euros, para depois os emprestar ao mesmo clube, que os rentabiliza contra o mesmo, já para não falar no caso Edson que compram para emprestar, ou Silva jogador sem qualidade desde o inicio visto por quem percebesse da poda e sem retorno financeiro e digo até com prejuízo, uma vez que face ao seu ordenado e depois ser emprestado com as custas inerentes ao facto de ter que se pagar uma parte (ou total) do seu ordenado sem estar desportivamente a ser um beneficio para um clube racional, e no fim acabar por rescindir. Para além de despacharem sempre os melhores jogadores, a preços de saldo sem que se contratem jogadores com semelhante valia ou aproximada para ter as mais valias desportivas que por consequência trariam mais valias financeiras com os sucessos conseguidos e melhor gestão de equilibrio desportivo/financeiro necessário para uma gestão equilibrada e inteligente.

Eu pergunto, se isto não é uma politica ruinosa e de quem não sabe minimamente gerir um clube e que se diz apologista de rigor financeiro?

Ainda por cima reforçar sempre todos os anos os adversários...
Será que gerem o clube através da playstation?

O clube não pode ser gerido só por pessoas que estejam na banca, tem de ter homens que percebam e entendam o mundo do futebol e que apesar de os valores humanos e de honestidade que apregoam, não pode transformar o clube num”homo sapien “ que mergulha nos tempos do Paleolítico e faz de conta que não vêm nada e transforma o clube num Jesus que morreu por todos nós apregoar a justiça e igualdade ou seja os bons valores e, não são mais que anjinhos quase na ignorância, em que qualquer dirigente no estado actual do dirigismo sportinguista, de um clube qualquer, faz ou diz (caso Rui alves e suas transferências) o que lhe vai na alma, ofendendo muitas vezes o orgulho do clube e até mesmo o seu historial, sabendo que os dirigentes podem ser honestos com inteligência inerente ao que o mundo futebol assim o exige (acção e menos palavras, ser perspicaz, e menos anjinho).
Um clube não tem que infringir as regras, agora com pessoas inteligentes e face ao actual estado do futebol português e para poder lutar com as mesmas armas dos adversários tem que forçosamente para sobreviver neste mundo, contornar essas mesmas...
Não se pode tornar e querer ser exemplo sozinho, quando mais ninguém o acompanha nem tem força estrutural nas instâncias do dirigismo do futebol português, tem de ser racional e acompanhar os tempo sempre defendendo os seus interesses dentro de casa, mas não perdendo os valores que tem perdido fora da mesma.

Eu pergunto se isto é politica de um grande clube, e se os dirigentes do clube fazem questão de dizer que aposta é na formação, eu dou uma sugestão, inscrevem 3 equipas de juniores e dividem a equipa em juniores 1º ano, equipa de juniores 2º ano e fazem uma terceira equipa só com os melhores jogadores de juniores de ultimo ano, aproveitando já alguns juniores e juvenis que se destaquem nas outras equipas e assim tinham o problema das finanças resolvido, só com jogadores formados no clube sem terem que recorrer a contratações que dizem não estar ao alcance do clube.

Talvez assim se lutasse com mais galhardia e devoção pelos mesmos objectivos dos últimos anos, que passa por conseguir apuramento para uma competição europeia e se possível a Liga Campeões e talvez assim resolvessem os seus problemas e não enganavam os sócios com a história de lutarem para titulo, pois formavam, aparecia de certeza sempre 1 ou 2 jogadores com qualidade para transferirem e todos sabíamos para que rumo está o clube e talvez daqui a 18/19 anos o clube estivesse saneado financeiramente e talvez ai pudéssemos sonhar novamente com o titulo, pois se durante esses anos os simpatizantes aguentaram o clube sem o verem sagrar-se campeão, podem aguentar mais outro tanto….


Mas decidam-se de umas vez por todas ou deixem sonhar quem assim o deseja e quem o pode fazer….

Pedro Sousa

7 comentários:

NDS disse...

Bem, post comprido que só a irritação de não ver rumo ao seu clube pode originar. Na minha opinião Beto não justificava o esforço financeiro, tendes lá miúdos muito bons, sempre tiveram, Wender foi o que se viu, Deivid, o senhor 30golos que marca 5 em meia época é outro, Hugo é o Central mais azarado da história, ao contrário de Pepe que é mesmo Burro. Na minha opinião a saída de Peseiro foi a segunda melhor contratação do Sporting, pois Paulo Bento é sem dúvida um grande treinador, tendes é de dar-lhe tempo. Realmente a saída de Rui Jorge e Pedro Barbosa foram lacunas que não se conseguiram tapar. Mas são opções ... O problema é que quem tem liedson não precisa gastar dinheiro em avançados, eu não gastaria, os juniores com certeza chegariam para uma possível lesão do brasileiro. Tendes boa equipa, só que muito jovens, há que dar tempo.

Quanto a lutar pelo título, acho que te precipitas-te um pouco, daqui a uma semana poderemos avaliar isso. Repara que basta o Porto fazer um resultado menos bom e podeis ficar a 4/5 pontos primeiro lugar, imagina agora que ganhais ao benfica na próxima jornada, o que eu acredito, estais perfeitamente na luta ... este campeonato não está tão mal como o anterior mas 7pontos são muito bem recuperáveis em 16 jornadas...é dar tempo ao tempo.

Certo é que se não fossem os misteriosos roubos de igreja a Braga e Nacional, os dois primeiros classificados poderiam não ser os mesmos . . .

Cumprimentos

Parabéns pelo blog

Bancada Directa disse...

Claro que em parte concordo e não podia estender mais o texto neste momento, mas em relação a Beto, não está em causa so o rendimento do jogador como refiro, é preciso ter referências para ajudar os mais jovens a singrar e até o próprio clube.
De restoobrigada pela cortesia e volta sempre. És bem -vindo sempre como os outros visitantes....

Hugo disse...

Bahh..

T-Rex disse...

Só com "doutores e engenheiros" não vão chegar a lado nenhum.

Novos ricos, sem estofo nem cabedal para alimentar e manter a funcionar a máquina leonina, é o tipo de gente que compõe os "quadros" do SCP. Que fiquem por lá muitos e bons anos, que eu não me chateio muito...

eh! eh!

Saudações Desportivas

40 postas pescada disse...

Não gosto da natureza "Financista" desta SAD mas não a troco por nenhum PdaC ou LfV/jVeiga.

Respeito a opinião dos que defendem os "simbolos" mas pergunto eu: o Sporting ganhou alguma coisa nas 3 últimas épocas, com Barbosa, RJorge, e Beto? (apesar de ter ido muitas vezes a Alvalade só para ver Barbosa jogar)

Fernando Sousa disse...

Muito bom! Aproveito e convido todos os membros da família Sportinguista a visitarem o www.porta10A.blogspot.com onde já abordei este assunto algumas vezes!
Muitos parabéns pelo Blogue!

Pedro Sousa disse...

Não é uma questão de simbolos, são referências que se perdem para transmitir aos mais jovens a sua vivência Sporting, e lembro que Beto, RUI e Barbosa foram campeoes em 2000 e 2002 e claro que so faltava serem campeoes todos os anos, penso que ninguem se importava, mas o grande problema é a gestão de recursos humanos que está em causa da gestão desta direcção que tem falhado redondamente.
E já agora também não trcava PC e LFV/JV para virem para o SCP, mas estes que lá estão têm de entender que não é com moços de recados na liga ou a falar so do sistema que ganham algo,se nao há dinheiro que sejam inteligentes , comprem bons jogadores a custoszero ou a baixo preço, como já o fizeram....

Obrigado Pela Sua Visita !